Mais de 80 profissionais das UBS de Volta Redonda recebem capacitação para melhorar o atendimento

Qualificação visa mais humanização, eficiência e resolutividade na recepção dos espaços da Atenção Primária

Por Tânia Cruz
profissionais das ubs de volta redonda recebem capacitação para melhorar o atendimento divulgação pmvr

VOLTA REDONDA
Com o intuito de proporcionar um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente nas unidades básicas da Atenção Primária, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo uma qualificação com 86 profissionais que atuam nas recepções dessas unidades. O curso ‘Qualifica RecepSUS: Aprimorando o Acolhimento e a eficiência no Atendimento da Rede de Atenção à Saúde do município de Volta Redonda/RJ’ é um passo importante para melhorar a experiência dos usuários e otimizar os processos de trabalho nas unidades.
“Estamos capacitando os recepcionistas e pessoal administrativo que dá apoio à recepção para oferecer um atendimento de excelência, pautado na humanização, eficiência e resolutividade, contribuindo para a melhoria da experiência do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), além de agilizar os processos”, explicou Marciléa Sá, que é coordenadora do Núcleo de Educação Permanente na Saúde da SMS.
A assistente administrativa Glayce Aparecida da Silva Soares, que atua na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro Vila Americana, parabenizou a iniciativa da secretaria, destacando que a recepção das unidades de saúde é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. “A humanização é muito importante no processo de trabalho da Secretaria de Saúde. Às vezes a gente, trabalhando na unidade, não tem essa consciência do quanto é importante o acolhimento, a humanização, de você se colocar no lugar do outro e tentar ajudar. E até mesmo para os funcionários se sentirem importantes nesse processo”, explicou Glayce, elogiando a capacitação.
CAPACITAÇÃO LEVE E COM VÁRIAS DINÂMICAS
“Eu amei, foi uma capacitação leve, gostosa, com várias dinâmicas maravilhosas, principalmente a dinâmica da teia. Achei que foi muito válido e espero que tenha mais, porque o nosso olhar muda totalmente.”
Ao todo, a capacitação terá quatro turmas, com carga horária de 16 horas, divididas em dois dias, e a previsão é que o curso seja concluído no dia 3 de julho. O conteúdo programático contempla módulos sobre ‘O SUS e a Humanização do Atendimento’; ‘Comunicação Eficaz e Relacionamento Interpessoal’; ‘Acolhimento Humanizado e Gerenciamento de Conflitos’; ‘Organização do Trabalho e Fluxos da Unidade’ e ‘Ética Profissional e Trabalho em Equipe’.
Durante a qualificação, os profissionais participam de aulas expositivas com diálogo, dinâmicas de grupo e estudos de caso, rodas de conversa, tudo com apoio de materiais impressos e digitais, além de recursos audiovisuais.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, destacou que, dentre os resultados esperados com a qualificação, está a contribuição para a efetivação dos princípios da humanização e do acolhimento no SUS. “Queremos recepcionistas cada vez mais qualificados, seguros e motivados; e maior agilidade e eficiência nos processos de trabalho da recepção, dentre outros fatores que vão, consequentemente, promover uma melhora significativa na qualidade do atendimento ao usuário do SUS e maior satisfação dos usuários com os serviços prestados”, ressaltou a secretária.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos