VOLTA REDONDA
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, atendeu 78.360 pessoas neste primeiro semestre de 2022, entre pacientes internados e atendimentos ambulatoriais, cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia, urologia, bucomaxilo, entre outros. A retomada do controle da unidade pelo Governo Municipal ampliou o número de acolhimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive o de cirurgias eletivas, que voltaram a ser feitas, adotando protocolos de segurança contra Covid-19.
Mais de 1.800 cirurgias foram realizadas, de janeiro a junho deste ano. Uma média de 310 por mês. Destas, 1.165 eletivas e 693 emergenciais. Desde o ano passado, mutirões de cirurgias urológicas estão sendo realizadas e este ano procedimentos de artroplastia de joelho e videoartroscopia foram retomados para pacientes que aguardavam há quatro anos. Em junho, 20 cirurgias de vasectomia foram realizadas na unidade, auxiliando no planejamento familiar da população.
MATERNIDADE REALIZOU QUASE MIL PARTOS NO ANO
O Hospital São João Batista também conta com uma maternidade. De janeiro a junho, 917 crianças nasceram no hospital, 513 cesáreas e 414 partos normais, uma média mensal de 153. O setor é referência em maternidade de alto risco, não só para Volta Redonda, mas para outras cidades. São três leitos disponibilizados para regulação do Estado. Os recém-nascidos que necessitam de cuidado intensivo são encaminhados à UTI Neonatal. Nos seis primeiros meses, 128 bebês chegaram à unidade de tratamento intensivo.
TOMOGRAFIA, RX E EXAMES LABORATORIAIS
Na unidade são realizados exames de tomografia computadorizada e Raio-X dos pacientes atendidos no pronto socorro, como também dos pacientes internados e dos pacientes eletivos provenientes do ambulatório. De janeiro a junho de 2022, foram realizados uma média de 30.000 Raios-X e 7.800 tomografias. Uma média de 43 tomografias e 167 exames de Raio-X por dia.
Em abril, a partir do dia 1º, através de uma parceria com a empresa KD Cursos e Diagnósticos, todos os exames de tomografia realizados no hospital são laudados em um tempo médio de duas horas, trazendo mais efetividade nas condutas médicas como também segurança para os pacientes. O laboratório de análises clínicas realizou mais de 162.600 exames, em média 27.100 exames por mês.
HOSPITAL DO RETIRO SUPERA 88 MIL ATENDIMENTOS
O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMH), o Hospital do Retiro, atendeu 88.221 pacientes nos primeiros seis meses do ano, entre pronto atendimento, internações, ambulatório e cirurgias, o que representa uma média de 14.704 atendimentos por mês. O hospital foi o primeiro público a criar uma Unidade de Cuidados Paliativos (UCP), com objetivo de melhorar o acolhimento e auxiliar no alívio ao sofrimento físico, emocional e espiritual de pacientes e familiares.
O local também está recebendo obras de ampliação no número de leitos. Serão 30 novos, com previsão de serem entregues em setembro de 2022. A medida busca melhorar a estrutura física do hospital, sendo possível receber mais pacientes e atender cada vez mais as demandas da população.
O Hospital do Retiro é referência em pediatria pelo SUS em Volta Redonda. Em breve, será retomada a construção do Hospital da Criança, que ficará em terreno ao lado da unidade médica. A obra foi iniciada em 2016 e paralisada nos últimos anos.