Mais de 50 representantes de micro e pequenas empresas participam de Seminário de Petróleo e Gás

0

ANGRA DOS REIS

Foi realizado na manhã desta quinta-feira em um hotel da cidade o Seminário Petróleo e Gás e seu Mercado Fornecedor, que reuniu representantes de mais de 50 micro e pequenas empresas da Costa Verde. O evento foi promovido pelo Sebrae e ofereceu aos presentes a possibilidade de conhecerem as oportunidades que estão se abrindo na cadeia produtiva do petróleo aos seus potenciais fornecedores de bens e serviços.

O seminário foi aberto pelo coordenador estadual de Óleo e Gás do Sebrae, Antônio Batista. Ele apresentou o mercado e falou sobre a maneira que a instituição atua no setor como agente de apoio na inserção dos pequenos negócios na cadeia produtiva. “Empresas de menor porte, desde metalurgia a lavanderia e alimentação, fornecem múltiplos serviços que interessam ao dia a dia de uma grande empresa deste segmento, que está retomando seu crescimento. Mas há desafios a se vencer para se tornar um fornecedor e o Sebrae apoia as micro e pequenas empresas qualificando, cadastrando, desenvolvendo soluções e inovações, ajudando na adaptação às exigências de qualidade e fazendo uma conexão efetiva com a indústria”, afirmou Antônio.

Com relação ao cadastro, foi informado que ele pode ter o apoio do Sebrae. O seminário contou com a presença de representantes da Petrobras, que falaram ainda sobre o funcionamento do Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da companhia e enfatizaram que as oportunidades para pequenos negócios estão crescendo no setor.

Segundo o gerente de Manutenção da Transpetro, Fábio Ferreira Machado, muitos serviços são contratados fora do estado do Rio de Janeiro porque existem poucos fornecedores locais cadastrados. O mesmo foi falado pelo gerente de Orçamento da Nuclep, Paulo César Pereira. O gerente técnico e comercial da Metalúrgica Vulcano, Daniel Fiorito, concordou que é preciso abraçar as novas oportunidades que estão chegando com a retomada do mercado. E, para isso, é preciso qualificação. “O Sebrae apoiou muito minha empresa nesse processo”, destacou, completando que o pequeno empreendimento de Barra Mansa  tem hoje 60% de sua produção direcionada ao setor do petróleo.

A entrevista de diagnóstico para as empresas que ainda não estão dentro do Projeto de Petróleo e Gás do Sebrae, que está chegando a região, já pode ser agendada.

PROJETO

O projeto prevê o fortalecimento e a capacitação das micro e pequenas empresas capazes de fornecer para a cadeia de óleo e gás. O objetivo é aumentar a competitividade dos pequenos negócios e assim promover a economia e o desenvolvimento local. A primeira capacitação do projeto, uma oficina de finanças, acontece no dia 21 de junho.

O projto desenvolve competências empresariais de acordo com as exigências desse mercado, fomentando o desenvolvimento de tecnologias e inovações nas empresas, com apoio para negociações e articulação de parcerias estratégicas. São previstas capacitações em gestão financeira, tendências e demandas do mercado, SMS, gestão comercial, além de participação em Sessão de Negócios promovida pelo Sebrae entre micro e pequenas empresas e âncoras do setor, assim como em missões empresariais a importantes eventos da área. Saiba mais no site www.sebraeinteligenciasetorial.com.br/setores/petroleo-e-gas.

 

Deixe um Comentário