‘Mais Carinho’ acompanha idosos residentes em asilos de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

O projeto “Mais Carinho”, ação da Secretaria de Saúde através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) que acompanha idosos residentes em asilos da cidade, esteve nesta terça-feira, dia 8, no Lar dos Velhinhos São José, no bairro Vista Alegre. Durante a manhã, foram oferecidos aos idosos serviços de coleta de exames laboratoriais, eletrocardiograma, marcação de consultas com especialistas, atendimento psicológico e vacinação contra a gripe e pneumonia.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, afirmou que o intuito do projeto não é só acolher, mas ofertar uma saúde de qualidade. “Esse é o desejo da secretaria de proporcionar melhores condições de saúde a todos”, reforçou. A gerente do Serviço de Atendimento Domiciliar, Fernanda Chiesse, destacou a importância de proporcionar um cuidado maior com os idosos internados na cidade. “Acreditamos que com a iniciativa do projeto podemos fazer a diferença na vida das pessoas. Oferecer os serviços mais perto de cada morador e para os internos”, afirmou.

O coordenador do SAD, Aleston Lima Lacerda, explicou que os idosos continuarão sendo acompanhados pela secretaria de Saúde. “Mensalmente, um médico do SAD estará disponível em cada instituição do município para consultas, além dos atendimentos de emergência”, garantiu.

Aleston ainda ressaltou que os prontuários dos idosos estão sendo colocados em dia, além da atualização dos cartões de vacina. Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe no dia 24 de abril, todos os cerca de 150 idosos internados nos quatro asilos do município já foram vacinados. “Depois que iniciamos no ano passado esse acompanhamento mais profundo dos asilos, nós percebemos que houve uma diminuição nas incidências de doenças. Os exames são realizados a cada cinco meses, o que facilita no tratamento e no diagnóstico precoce”, concluiu.

O asilo Lar dos Velhinhos São José é amparado pela Sociedade São Vicente de Paula e está presente há 58 anos no município. Atualmente atende 26 idosos. Além do acompanhamento dos médicos do SAD que realizam atendimento no asilo, os pacientes são assistidos diariamente por uma equipe de nove funcionários e prestadores de serviços como nutricionista e advogados, além de voluntários.

A atual diretora da instituição, Maria Helena Crispim Miranda, agradeceu a ação do SAD. Para ela, esse atendimento mostra a responsabilidade com as pessoas. “Os idosos ficam felizes com esse acompanhamento de atenção e carinho. Nós percebemos que é feito com amor e por isso impacta na vida dos internos”, disse.

A dona Irene da Silva, de 83 anos, recebeu as vacinas contra a pneumonia e gripe. “É um carinho muito especial que a gente recebe. Eles estão nos protegendo. Como não tem como a gente ir até o posto de saúde, eles vêm até a gente”, agradeceu. O Francisco de Assis, de 74 anos, contou que, quando mais novo, era doador de sangue e sempre se preocupou com a saúde. “É muito bom saber que as pessoas estão preocupadas conosco”, finalizou.

 

 

 

Deixe um Comentário