VOLTA REDONDA
A primeira semana deste mês de maio será marcada por mais uma etapa do ‘Revi-VER’, projeto implantado pela Prefeitura de Volta Redonda em 2021, com o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O mutirão, que também realiza outros procedimentos oftalmológicos na Ilha São João, onde está instalado o centro cirúrgico móvel, vai beneficiar quase 1,6 mil pessoas entre os dias 5 e 9 de maio.
Os atendimentos começam na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, com 80 cirurgias de pterígio, que remove uma membrana que se forma sobre a parte branca do olho. De segunda a sexta-feira, entre os dias 5 e 9, serão feitas 570 cirurgias de catarata. Entre terça e sexta, dias 6 a 9, 471 pessoas passam por consultas pré-operatórias para cirurgia de catarata; e na terça e quarta-feira, dias 6 e 7, 472 pacientes passam por capsulotomia YAG Laser, procedimento conhecido como ‘limpeza da lente’, indicado em alguns casos após a cirurgia de catarata.
Moradores de Volta Redonda diagnosticados com catarata podem se inscrever no programa. Para isso, é necessário comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (UBSF) mais próxima, munido do cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de residência e encaminhamento para a cirurgia, que pode ser emitido tanto pela rede pública quanto pela rede privada de saúde.
Mais 570 pessoas serão beneficiadas com cirurgias de catarata na próxima semana em Volta Redonda
Mutirão do Projeto ‘Revi-VER’, na Ilha São João, também terá cirurgias de pterígio, capsulotomias a laser e consultas pré-operatórias, beneficiando cerca de 1,6 mil pessoas
O projeto Revi-VER’ foi implantado pela Prefeitura de Volta Redonda em 2021 com o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias de catarata pelo SUS – Arquivo/Secom


