MAGÉ
A Secretaria de Trabalho e Renda da Prefeitura de Magé firmou um acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos à população mageense. Serão disponibilizadas 140 vagas no total.
As inscrições começarão na próxima quinta-feira, dia 25, na E.M. Professora Geralda Izaura Ferreira Telles. Há ressalvas para algumas vagas: para o curso de serralheiro, é preciso ter mais de 18 anos e ter concluído o 5º ano do ensino fundamental. Para o curso de mecânico de manutenção e equipamentos hidropneumáticos, é necessário ter concluído o 7º ano do ensino fundamental e ter, no mínimo, 18 anos.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Fernando Cozzolino, a parceria beneficiará a população. “Estamos empenhados em qualificar nossos jovens. Sabemos das dificuldades e das distâncias, por isso esta parceria é tão valiosa. É uma enorme alegria. Estamos buscando atender as demandas das regiões próximas. Esperamos que, por meio dessa formação, os jovens deem o primeiro passo em sua formação profissional e que nossos cursos os preparem para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, destaca.
A secretária de Educação, Sandra Ramaldo, informa que as aulas ocorrerão no polo Firjan em Duque de Caxias, localizado na Rua Arthur Neiva. Pensando no deslocamento dos estudantes, a Secretaria de Educação de Magé disponibilizará dois ônibus para transporte gratuito. “Muitos alunos concluem o nono ano e precisam ingressar diretamente no mercado de trabalho, porém, sem qualificação. Em contrapartida, existe uma carência de mão de obra qualificada que a cidade demanda e não encontra profissionais à altura. Oferecer aos nossos alunos um ensino técnico e profissionalizante é um sonho se tornando realidade”, afirma.