VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), resgatou, nesta quarta-feira, dia 20, uma mulher de 24 anos e seu filho, de um ano e dez meses, mantidos em cárcere privado. A ação que aconteceu no bairro Belo Horizonte, foi desencadeada após denúncia encaminhada pelo Conselho Tutelar à Patrulha de Proteção à Criança e ao Adolescente, serviço da Semop.
A mulher relatou aos agentes que estava há cerca de uma semana em cárcere privado e que havia passado três dias sem se alimentar. Ela foi encontrada com o filho em condições de vulnerabilidade.
Segundo a vítima, o cárcere teria sido imposto por integrantes do tráfico de drogas local como punição por um desentendimento com uma vizinha, com duração prevista até 17 de setembro. No momento do resgate, ela apresentava hematomas pelo corpo e um ferimento no supercílio, já suturado.
Após a ação de resgaste, foi registrado boletim de ocorrência na 93ª Delegacia de Polícia.
A mulher foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito. Em seguida, mãe e filho foram levados ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), recebendo acolhimento e acompanhamento especializado, com continuidade do atendimento pela rede de proteção do município.
O secretário de Ordem Pública, coronel Henrique, destacou a importância da rede de proteção e das patrulhas especializadas. “A partir de uma denúncia que chegou à nossa patrulha de Proteção à Criança e ao Adolescente, conseguimos dar fim a uma situação degradante de cárcere privado. Parabenizo quem fez a denúncia e nossos agentes da Guarda Municipal pela atuação precisa e segura. Agora, a Polícia Civil vai investigar e responsabilizar os envolvidos”, afirmou o secretário.