ITAGUAÍ
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira, 21, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão do terminal ITG02, no Porto de Itaguaí. O terminal foi arrematado pela empresa Cedro Participações S.A. em leilão realizado em dezembro de 2024 e receberá um investimento inicial de R$ 3,6 bilhões para construção e operação.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, este foi o maior valor já obtido em leilões do setor. A expectativa do governo federal é que a implantação do terminal impulsione o setor portuário do Rio de Janeiro e gere até cinco mil empregos diretos e indiretos ao longo das obras e da fase operacional.
Durante a cerimônia, Lula destacou a importância da parceria entre os setores público e privado para o desenvolvimento econômico do país.
O terminal, que ocupará uma área de 250 mil metros quadrados, terá capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas por ano, com foco na armazenagem e distribuição de minério de ferro. A expectativa é que a produção portuária local cresça cerca de 30% com a operação da nova estrutura.
Investimentos na indústria naval
Durante o evento, o governo também anunciou a liberação dos recursos de 2024 e 2025 do Fundo da Marinha Mercante, voltado ao financiamento da indústria naval brasileira. Foram firmados contratos no valor de R$ 5,49 bilhões, o maior montante desde 2012.
Os recursos serão destinados a 15 novos contratos, contemplando 565 projetos voltados à navegação interior, apoio marítimo e portuário, cabotagem e reparação naval.
Saúde e agenda política
Lula permanecerá no Rio de Janeiro e, neste sábado, 22, deve participar do evento de 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). O presidente deve retornar a Brasília ainda no mesmo dia.
Na quinta-feira (20), Lula realizou exames de rotina em São Paulo, que haviam sido adiados após a cirurgia na cabeça, em dezembro do ano passado. Segundo boletim médico, todos os exames apresentaram resultados normais, incluindo uma tomografia de crânio para acompanhamento pós-operatório.
No evento desta sexta-feira, Lula comentou sobre sua recuperação e disposição para seguir na política. “Passei cinco horas e meia no hospital, fiz exames de tudo. Quando terminei, os médicos disseram: ‘Lula, você tem 79 anos, saúde de 30 e vontade política de 20’. Se alguém pensava que eu ia parar, pode se preparar, porque estou melhor aos 79 do que quando tinha 50”, afirmou o presidente.



