Você provavelmente já ouviu dizer que dá pra aprender brincando. Mas como esse aprendizado acontece?
As práticas recreativas ensinam através de brincadeiras e atividades lúdicas. Elas atuam na aprendizagem de competências que nem sempre são oferecidas no ensino tradicional – aquele com uma grade de disciplinas e aulas somente em sala de aula.
Benefícios do brincar
O ato de brincar influencia o desenvolvimento das crianças para muito além de apenas entretenimento. De maneira lúdica e sem perceber, diversas habilidades sociais, emocionais e cognitivas são adquiridas.
Um exemplo que ilustra muito bem essa realidade são as regras propostas pelos jogos. Elas envolvem atenção, raciocínio e características pessoais, sociais e culturais da criança, assim como a personalidade. Além disso, essas atividades são grandes facilitadoras para desenvolver a socialização, a comunicação e a expressão.
Porém, para que esse tipo de aprendizagem seja efetivo, principalmente para fins educativos, é necessário que um professor faça a mediação e o planejamento das atividades. Tudo isso será feito de acordo com objetivos que se deseja alcançar, levando em consideração a faixa etária das crianças e suas habilidades.
Como é a capacitação para os profissionais?
Atualmente, existem cursos específicos para que os educadores possam direcionar seus alunos por meio de determinados jogos e brincadeiras. Segundo a professora Maria Hermínia de Sousa Guedes, a formação é essencial para atuar como recreador. “Além de muita dedicação ao trabalho, o profissional que deseja trabalhar com recreação deve ter uma série de comportamentos que devem ser pensados e utilizados. Alguns deles são: alegria e disposição, iniciativa, orientar a clientela a cuidar dos materiais, respeitar a individualidade, usar vocabulário correto (não usar apelidos ou palavras ofensivas) nem usar jogos de eliminação”.
Ela coordena o curso de Práticas Recreativas Infantis, oferecido pelo UBM – Centro Universitário de Barra Mansa como uma capacitação para educadores que desejam inserir a recreação em sua rotina.
Em seu programa, o curso oferece conhecimentos para que os profissionais conduzam as crianças durante as atividades lúdicas. Geralmente, são práticas comuns com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.
Além disso, o curso ainda incentiva o empreendedorismo, pois permite que o profissional amplie a sua atuação. Dessa forma pode-se ir além dos centros de ensino e desenvolver eventos recreativos, por exemplo.
A capacitação tem 10 horas de carga horária e acontece no dia 04 de abril, um sábado. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site da instituição.