BARRA MANSA
O carnaval transforma as cidades em um verdadeiro espetáculo de cores, alegria e criatividade. Tanto munícipes quanto turistas entram no clima da folia, apostando em fantasias, adereços e itens que refletem a essência descontraída da festa.
De acordo com o presidente da CDL Barra Mansa, Gleidson Gomes, o momento é otimista. “O carnaval é uma das principais datas festivas do país e a CDL tem incentivado os lojistas de Barra Mansa a aproveitarem ao máximo esse período para alavancar as vendas. Sabemos que, apesar de estarmos atravessando um período desafiador para o setor varejista, existe uma expectativa positiva. Acreditamos que, com as estratégias adequadas, podemos alcançar uma estabilização nas vendas, além de um crescimento modesto, entre 2% e 4%, nos itens diretamente relacionados ao Carnaval. Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas, a confiança no setor é essencial, e estamos otimistas quanto ao impacto que esta temporada pode trazer para os nossos comerciantes”.
Animado com o aquecimento do movimento nas lojas especializadas em produtos para o carnaval, principalmente pelo grande número de foliões dos blocos carnavalescos que não exigem fantasias padronizadas, a expectativa do comércio é de um incremento de 3,5% nas vendas até o fim do período, superando a estimativa anterior de 2,0%. A informação é do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio).
Segundo os lojistas adereços e fantasias, tecidos, bermudas, shorts, camisetas, linha de praia – biquini, maiô, saídas – e vestuário comum são os produtos que estão sendo mais vendidos. O preço médio das compras está em torno de R$ 150 e os clientes estão utilizando o cartão de crédito, Pix, dinheiro, cartão de débito como forma como forma de pagamento.
Proprietária de uma loja de acessórios, Amanda Bicalho, diz que o movimento está intenso nesses últimos dias que antecedem o início oficial da folia. “Já vendemos muita coisa para os bloquinhos, alguns foliões mais organizados já compraram seus acessórios para o carnaval, mas o movimento de última hora é esperado para esta semana. Muita gente deixa para se produzir de véspera mesmo”, cita.
Ela conta que os itens mais procurados são os brincos temáticos, ombreiras e bonés. “Os blocos de rua, que por não exigirem fantasias padronizadas colaboram significativamente para as vendas. A maioria das meninas, vai de short, blusinha e capricha mesmo no acessório”, comenta Amanda.
Quem também está ansioso pelo movimento de última hora é o lojista, Pedro Machado, o comércio dele tem de tudo um pouco, desde maquiagem, acessórios, bolsas e algumas roupas. “Nossa gama de produtos é bem vasta, pronta para atender a clientela. O que mais tem saído, são as plaquinhas divertidas, e as pochetes, além das makes bem coloridas”, avalia.