Livro ‘História do Gacemss’ comemora os 74 anos de fundação do teatro

0

VOLTA REDONDA

O Grêmio Artístico e Cultural Edmundo Macedo Soares e Silva (Gacemss), localizado em Volta Redonda, comemora 74 anos de fundação. Para celebrar a data, haverá o lançamento do livro ‘História do Gacemss’ de autoria de Arthur de Carvalho Júnior. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 29, na Sala Paulo Fleming (Teatro Gacemss 2), a partir das 19h30min; haverá doações de livros autografados pelo autor. Em princípio o livro não será vendido, mas doado às autoridades, amigos do Gacemss, visitantes ilustres, entre outros.

De acordo com o autor, a intenção da obra é guardar um pouco de uma história de pessoas que, por amor ao teatro, se interessaram há mais de setenta anos, em criar em Volta Redonda um ‘Grêmio Teatral’. “Era desta forma que o Gacemss era chamado no início da sua criação. O livro retrata, a partir de pesquisas em acervo fotográfico, documentos históricos arquivados durante anos, recortes de revistas e jornais e nas atas de reunião das comissões para construção, de assembleias e de diretoria, os caminhos trilhados por esta bela instituição”, explica Arthur.

O Grêmio Artístico foi criado em novembro de 1945. É uma Entidade sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal e Tombado por Finalidade. Em sua estrutura e finalidade, é uma Entidade única, pois, desde a sua criação e com seus próprios recursos, vem promovendo a Arte e a Cultura em Volta Redonda e, por extensão, em toda a região sul fluminense. “Podemos dizer que o Gacemss é o grande polo cultural da nossa região, pois aqui não encontramos nenhuma outra entidade com atividades tão abrangentes em todas as áreas da arte e da cultura”, informa.

Ele ainda destaca que alguns capítulos trazem revelações interessantes que poderão ser descobertos a partir da sua leitura. “O livro discorre sobre o Gacemss desde a sua criação. No início mostrando a ligação do Grêmio com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que se instalava em Volta Redonda. Em seguida são abordados os acontecimentos diretamente ligados à entidade. Destacamos o rico acervo fotográfico que permeia toda a obra. Observe-se, também, que a história é contada em capítulos de modo a tornar mais agradável a sua leitura”, informa.

Quem é o autor?

Arthur de Carvalho Júnior tem 81 anos, administrador de empresas. Nascido em Mendes, e residente em Volta Redonda. É casado, pai de quatro filhos e avô de quatro netos. Sempre gostou muito de escrever, mas não para escrever um livro. Seu trabalho no Gacemss o levou a conhecer um pouco da história do teatro e sua  curiosidade fez buscar dados nos mais diversos materiais encontrados nos arquivos, daí a ideia de se escrever o livro.

CONHEÇA O TEATRO

O Gacemss é dirigido por uma Diretoria Executiva, um Conselho Deliberativo e um Conselho Fiscal, cujos membros são eleitos em Assembleia Geral de Associados e não são remunerados.

De acordo com o seu Estatuto, cabe ao Gacemss a promoção de espetáculos teatrais, musicais, de dança, recitais e concertos, debates, palestras, oficinas, workshops, difusão cultural e artística, sessões cinematográficas recreativas e culturais, convênios, concursos e festivais, exposições de arte e manutenção de uma biblioteca.

O Gacemss mantém um teatro com 418 poltronas, que funciona também como Cinema, um teatro com 117 poltronas, uma Biblioteca com 16 mil obras, uma Galeria de Arte com cerca de 100m² oito salas de aula para cursos de arte como ballet, barra solo, dança contemporânea, desenho e caricatura, estimulação psicomotora aplicada ao ballet clássico e dança educacional, ginástica localizada, light ballet, power ballet original, street jam, teatro, tv, cinema, técnicas de esculturas.

Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Eliane Giardini, Paulo Goulart, Nicette Bruno, Miguel Falabella, Stênio Garcia, Dercy Gonçalves, Débora Duarte, Ary Fontoura, Eva Wilma, Marcos Caruso, Matheus Solano, Leandro Hassum, Zizi Possi, Danilo Caymmi, Orlando Moraes, Luiz Melodia, Tiago Iorc, Zuenir Ventura, Marina Colasanti, Ignácio Loyola Brandão, Affonso Romano de Sant’Anna são algumas das personalidades que já se apresentaram no local.

 

Deixe um Comentário