Livro conta os bastidores da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

0

RESENDE

Aprender a conviver com pessoas diferentes exige amor. É isso que mostra o livro ‘Bastidores da Superação’, de Ledjane Vidal Araújo, que mostra as verdadeiras dificuldades das pessoas com deficiência e os conflitos das relações e da dependência. Em seu livro, Ledjane fala sobre o processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a partir do caso da MAN Latin America. A obra traz o depoimento de jovens com deficiência motora, cadeirantes, que foram admitidos para trabalhar na montadora de automóveis, em Resende. Num relato emocionante, a autora nos conta a trajetória de superação desses jovens, relatando a luta diária travada por eles para vencerem as limitações impostas por sua deficiência e se tornarem produtivos e integrados no ambiente de trabalho.

A autora dedica um capítulo do livro ao programa ‘Novo Horizonte’, desenvolvido pela empresa, para inclusão da pessoa com deficiência na empresa, dando a elas oportunidade de desenvolvimento profissional. “As verdades escondidas são expostas sem censura, dando oportunidade de aprendizado para que as pessoas compreendam as limitações por meio de dicas de quem vivencia as complexidades da deficiência. Os exemplos de superação são usados para mostrar que é possível. Basta compreender e partir para a luta.”, conta Ledjane.

O livro conta a trajetória de uma jovem que por causa de um acidente vê todo o seu futuro comprometido, de alguém com muito ainda por oferecer em termos profissionais. A sensibilidade de uma diretoria de Recursos Humanos, que além de criar todas as condições para a integração da jovem cadeirante, ainda cumpriu com louvor a sua cota de admissão reservada por lei.
Ao aceitar a jovem, a Man Latin America, mostra um caminho para as empresas, que havendo boa vontade, desejo e compromisso com a diversidade e o desenvolvimento humano, podem criar essas oportunidades de integração. Num relato emocionante a autora, conta com pormenores toda essa trajetória de superação.

A AUTORA

Ledjane Aparecida Vidal Araújo nasceu em Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro, e formou-se em Direito. Trabalha há mais de 30 anos na área de Recursos Humanos e atualmente é consultora de Recursos Humanos e professora universitária.