Live ‘Desconstruindo Paradigmas’ celebra o Dia da Mulher em Resende

0

RESENDE

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Resende realizará uma transmissão ao vivo pela internet com o tema “Desconstruindo Paradigmas” por meio da plataforma Google Meet, na quarta-feira, dia 10, às 19 horas. A live com a palestra on-line, alusiva ao Dia Internacional da Mulher será com a mestra de capoeira Morena Cristina Bahia. O encontro virtual será promovido pela Coordenadoria da Mulher, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Para conferir a live, a pessoa interessada deve acessar o link disponível: http://meet.google.com/com-usfb-ych. A responsável pela Coordenadoria da Mulher, Sheila Cristina Guilherme Freire, destacou a importância da celebração do Dia Internacional da Mulher, lembrando sobre a luta diária feminina pelo direito à igualdade e o respeito à diversidade. “Nesta data tão especial, devemos propor uma reflexão sobre a luta das mulheres pela inclusão em uma sociedade patriarcal. Desta forma, a palestra “Desconstruindo Paradigmas”, ministrada pela mestra de capoeira Morena Cristina Bahia, abordará temas relacionados às mulheres e seus desafios. A capoeira, por exemplo, é um espaço comum para os homens, mas as mulheres vêm conquistando o seu lugar de destaque neste esporte, bem como ganhando domínio em outras esferas antes consideradas exclusivas para o sexo masculino”, afirma.

Ela destaca ainda que o Ofício de Mestre de Capoeira e Roda de Capoeira foram reconhecidos e intitulados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008. “Por sua vez, a Roda de Capoeira, um dos símbolos brasileiros, foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 2014. Apesar de avanços significativos, ainda existem muitos obstáculos para a total inclusão da mulher nesta arte marcial, que agrega cultura popular, dança e música. O objetivo da live é refletir sobre a necessidade de políticas públicas para as mulheres e fomentar o protagonismo feminino em espaços antes masculinos”, reforça.

BIOGRAFIA DA MESTRA MORENA

A palestrante Maria Cristina Bahia de Almeida nasceu no dia 17 de abril de 1965, no Rio de Janeiro; atualmente, mora em Guaratinguetá, no Estado de São Paulo. Mestra de capoeira com 40 anos de prática e vivências com especialização em atendimento de pessoas com deficiência. Ela é formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Também possui formação em Gestão ‘Formatos’, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) São Paulo, Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Embraer e Gestão de Projetos pela Basf. Fundadora e diretora da Associação Capoeira Especial em 2003.

Maria Cristina teve projetos aprovados no Ministério da Cultura, como Capoeira Viva 2006: Pesquisa Capoeira Especial e Adaptada e Casa da Capoeira. Também foi contemplada pela Lei Federal Aldir Blanc 2021: Mestre da Cultura Popular, Linguagens, Manutenção Espaços.

error: Conteúdo protegido !