>
a voz da cidade 970 x 150 px

Live dedicada aos povos indígenas visa arrecadar doações para tribos de Angra dos Reis

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA/ANGRA DOS REIS

Uma live dedicada aos povos indígenas acontecerá na próxima sexta-feira, dia 4, às 21 horas, realizada pelo volta-redondense cantor, compositor e violonista Sergio Vieira. Nomeada de ‘Serenata Tupi’, a transmissão, cujo projeto foi selecionado no Edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, visa também arrecadar materiais de higiene e limpeza para os indígenas Guarani de Angra dos Reis, para ajudar no combate da Covid-19. Além de tocar e cantar, Sergio pretende, abordar sucintamente pontos importantes sobre a cultura indígena no Brasil, como, por exemplo, do povo Guarani que habita o estado do Rio de Janeiro em suas aldeias localizadas nos municípios de Angra, Paraty e Maricá.

No dia da transmissão, feita através do YouTube (youtube.com/c/SergioVieira) será disponibilizado um QR Code, qual os participantes poderão acessar para contribuir com algum valor. Aqueles que quiserem contribuir doando materiais poderão entrar em contato com o e-mail [email protected] para saber como ajudar. Durante a live, o público vai poder conhecer as canções inéditas feitas em parceria entre  Sergio e integrantes da etnia Parakanã, realizadas durante os quase cinco anos em que o compositor viveu com os indígenas em suas aldeias na Amazônia. Na ocasião os índios escreveram poemas no próprio dialeto (Parakanã-Tupi), que foram musicados com ritmos da MPB pelo musico. Constam ainda músicas de Milton Nascimento, Toninho Horta, Nilson Chaves e Eliakin Rufino, que também abordam a questão indígena.


“Infelizmente existe muita desinformação sobre essas culturas. Muita gente acha, por exemplo, que todos os indígenas falam a mesma língua”, disse Sergio, lembrando a situação do povo Guarani de Angra. “É algo extremamente preocupante, sendo que no último mês de julho o cacique da Aldeia Sapukai, Domingos Venite, de 68 anos, morreu por Covid 19. Nessa aldeia existem cerca de 340 indígenas, sendo que quase um terço desse total foi infectado pelo novo coronavírus.

Segundo boletim epidemiológico de Angra dos Reis, divulgado no último dia 30, Entre os indígenas do município, há 179 casos confirmados, destes, 172 já estão recuperados. Há ainda 23 casos suspeitos, e uma morte confirmada pela doença.

Sergio ainda citou que o povo indígena do Brasil está ‘abandonado’. “Não só devido à ausência de políticas públicas adequadas e necessárias à sua proteção e preservação, como também por causa da pandemia da Covid 19, que vem atingindo tragicamente esses povos, muitos dos quais abandonados e sem as mínimas condições sanitárias de enfrentar um inimigo tão perigoso e mortal como o novo coronavírus, já que em algumas aldeias, faltam até mesmo água e sabão”, finalizou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos