SUL FLUMINENSE
O A VOZ DA CIDADE teve acesso a um levantamento feito pelo Disque Denúncia em todo o Sul Fluminense que mostra que os quatro municípios com maior participação e denúncias na região, levando em consideração os anos de 2018, 2019, 2020 e 2021 são Angra dos Reis, Volta Redonda, Barra Mansa e Paraty. Para a equipe, que completou 26 anos no mês de agosto deste ano e realiza um trabalho pioneiro no Brasil, isso mostra a confiança da população. Além desses quatro, destacam-se também Paracambi, Resende, Barra do Piraí e Mendes. Foram mais de oito mil denúncias em quatro anos em toda a região, a maior delas sobre tráfico, sendo 3.550.
“Com essas informações que são repassadas de forma anônima pela população sobre atividades criminosas, crimes contra o meio ambiente, direitos humanos, ordem pública e Covid, o Disque Denúncia continua auxiliando a polícia no combate a esses ilícitos, ajudando os municípios a se tornarem mais seguros”, disse em nota a equipe, ressaltando que Angra dos Reis, que já tem parceria com o Disque Denúncia através da Secretaria Executiva de Segurança Pública, se destaca no ranking. “Desde 2018, já foram cadastradas aproximadamente cinco mil denúncias. Neste período, os assuntos mais denunciados foram: tráfico de drogas, posse ilícita de armas de fogo, maus tratos contra animais e ameaça”, frisou. A equipe disse ainda que destacam-se também, principalmente em 2021, assuntos relacionados à pandemia do novo Coronavírus, violência contra a mulher e localização de foragidos da Justiça.
Centro, Parque Mambucaba, Frade e Japuíba são os bairros com mais citações. “Importante lembrar que o aumento do número de denúncias ajudou as forças policiais na redução da criminalidade na cidade e mostra que a participação popular, aliada ao trabalho executado pelo Disque Denúncia ao longo desses anos de parceria, fez com que o município saísse das manchetes policiais”, assegurou ao A VOZ DA CIDADE.
Volta Redonda é o segundo município do Sul Fluminense com maior número de participação junto ao Disque Denúncia. Já foram contabilizadas 1.555 denúncias desde o ano de 2018, sendo que a maioria sobre tráfico. No que diz respeito aos bairros, Retiro, Vila Brasília, Santo Agostinho e Soterrado, são os mais mencionados nas denúncias.
Em terceiro lugar nesse levantamento, entra Barra Mansa, com 1.119 denúncias. Centro, Vista Alegre, Ano Bom e Morada do Vale são os bairros mais citados nas denúncias.
Em Paraty, o Disque Denúncia já contabilizou 673 denúncias recebidas desde 2018, sendo 163 somente neste atual ano. Em sua maioria, as denúncias vêm do Condado, Ilha das Cobras, São Gonçalo e Trindade. Chamam a atenção denúncias relacionadas à desmatamento florestal, tráfico de drogas, posse ilícita de armas de fogo e construção irregular.
Importante ressaltar que a população desses municípios pode continuar contando com o auxílio do Disque Denúncia, denunciando pelos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” ou ainda pelo site www.disquedenuncia.org.br e com a ajuda da população, a polícia pode muito mais.
RECENTE OCORRÊNCIA
Como exemplo, a equipe do Disque Denúncia destaca uma operação recente em Angra dos Reis, na Avenida Bom Jesus, no Parque Belém, que ocorreu na última sexta-feira, dia 19.
A Polícia Militara apreendeu após denúncia 50 mil eppendorfs (tubos vazios), duas mil etiquetas com a inscrição da uma facção criminosa com o valor das drogas, 21 tabletes de maconha, cujo peso é de um quilo, cada, 2,5 quilos de pasta base de cocaína e quatro balanças de precisão. Uma pessoa foi presa.