LER@web do Festival do Leitor aborda Novas Tecnologias na Educação com foco no Ensino Médio

0

RESENDE

Para ampliar a discussão sobre o tema Novas Tecnologias na Educação com Foco no Ensino Médio, a LER – Salão Carioca do Livro, em parceria com a Estácio e FGV (Fundação Getúlio Vargas), promoverá um webinar hoje, às 18h30min, com transmissão ao vivo pelas redes da LER no Facebook e Youtube.

A série LER@web do Festival do Leitor começou no dia 7 de maio e já contou com a participação de um time de primeira grandeza da cena literária e cultural como: os autores de literatura infanto-juvenil Flavia Lins e Silva e Pedro Bandeira, o baiano Itamar Vieira Jr, o angolano Ondjaki, os escritores Kiusam de Oliveira e Henrique Rodrigues, a poeta Elisa Lucinda, a romancista Eliana Alves Cruz, Danielle Barros, atual Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.

“O objetivo desses encontros é oferecer companhia neste momento tão difícil aos nossos leitores, levando a LER para suas casas com interessantes conversas sobre literatura, histórias, encontros, educação e poesia. É só um aquecimento do que estamos preparando para a 4a edição da LER!”, conta Jerônimo Vargas, diretor da LER.

“Temos uma geração multi-conectada, que utiliza multiplataformas no seu dia a dia. As formas de aprender e ensinar não podem fugir dessa realidade. É preciso repensar as tecnologias digitais com intuito de gerar conteúdos interativos, cada vez mais atraentes para os alunos, despertando sua atenção e engajamento. E esse encontro na LER é importante, pois nos permite pensar e explorar possibilidades dos próximos caminhos para a educação”, afirma Aroldo Alves.

O encontro do dia 28 vai tratar de soluções pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas por grandes instituições educacionais para promover melhorias na educação básica. As instituições participantes do debate contam com plataformas que podem contribuir com conteúdo para a melhora do preparo e desempenho de estudantes no ENEM. Na ocasião, será relatado o surgimento das iniciativas, aperfeiçoamentos e principalmente como elas se tornaram aliadas ao ensino público, apoiando alunos, professores e pais. Durante a discussão também serão apresentados novos caminhos para a educação.

Os participantes do webinar (28/5), às 18h30min:

Carla Branco (Moderadora) é professora, tradutora e curadora do Encontro LER do Educador. Tem graduação e mestrado em Administração, licenciatura em Letras e hoje está estudando Psicologia. Esteve à frente do NAVE, iniciativa público-privada, considerada uma das iniciativas mais inovadoras em educação no mundo.

Aroldo Alves (Vice-Presidente de Operação Digital da Estácio) ingressou na Estácio há dez anos. Em sua trajetória, ocupou diversos cargos, entre eles os de gerente de Planejamento e Performance Operacional, diretor de Núcleo e diretor de Planejamento Estratégico. Em outubro de 2016, tornou-se vice-presidente da companhia, primeiro na antiga área de EaD, em seguida na VP de Mercado. Em novembro de 2019, recebeu e aceitou o convite para conduzir a expansão digital, na então criada VP de Operação Digital da Estácio. É engenheiro civil, com formações em gestão de instituições de ensino, administração e finanças.

Recentemente, a Estácio se uniu ao Grupo Eleva para criar a plataforma Resolve, Sim com o objetivo de apoiar os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, que se preparam para o Enem e vestibulares em meio ao conturbado e delicado cenário provocado pela pandemia da Covid 19. O serviço, que é gratuito e sem qualquer limitação de conteúdo, tem a expectativa de receber mais de um milhão de estudantes. O portal www.resolvesim.com.br pode ser acessado de qualquer computador, smartphone ou tablet. Além de quatro áreas do conhecimento, a plataforma também apresenta uma seção especial de provas de preparação, o Simuladão. Elaborado com metodologia e objetos de aprendizagem voltados aos estudantes, o conteúdo apresenta e-books, temas ilustrados e infográficos, games, planos de estudos e tarefas com acompanhamento de professores e tutores e st&atild e;o entre eles.

Marieta de Moraes Ferreira (Diretora da FGV Editora e do FGV Ensino Médio), possui doutorado em História pela UFF, Pós-doutorado pela École des Hautes en Sciences Sociales e pós-doutorado pela USP. Professora titular do Instituto de História da UFRJ. Foi coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História, de 2013 a 2017. Atualmente é também diretora executiva da FGV Editora, do Sistema de Bibliotecas FGV e do FGV Ensino Médio. É autora de diversos livros, entre eles do Aprender História: reflexão e ensino, coautoria com Renato Franco (Editora do Brasil-FGV) e do livro didático para Ensino Médio História em Curso (Editora do Brasil, 2016) e organiz adora dos livros Os desafios do Ensino Médio, FGV Editora, 2018, em parceria com José Henrique Paim e também com Joana Soares no título mais recente “O novo Ensino Médio e os itinerários formativos”, FGV Editora, 2020.

Deixe um Comentário