Lego Braille Bricks reforça a educação inclusiva de Rio Claro

A Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Educação, participou de uma capacitação promovida pela Fundação Dorina Nowill, voltada ao uso do Lego Braille Bricks

Por Tânia Cruz
lego braille bricks reforça a educação inclusiva de rio claro divulgação pmrc

RIO CLARO
Imagina aprender o sistema Braille brincando! É com essa proposta inovadora que a Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Educação, participou de uma capacitação promovida pela Fundação Dorina Nowill, voltada ao uso do Lego Braille Bricks, um recurso pedagógico inovador que une aprendizado, acessibilidade e ludicidade.
O projeto utiliza peças de Lego adaptadas ao sistema Braille, permitindo que o ensino da leitura e da escrita se torne mais interativo e inclusivo. “A iniciativa contempla não apenas alunos com deficiência visual, mas também estudantes com múltiplas deficiências e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O recurso também pode ser utilizado como ferramenta de introdução ao Braille para alunos que enxergam, promovendo empatia e integração nas salas de aula”, explicou a secretária de Educação, Thaís Isabelle de Carvalho.
De acordo com a coordenadora de Educação Especial da Secretaria, Luana Campos dos Santos, foram distribuídos 16 kits para salas de recursos e professores especializados, cada um com três pranchas. O curso de capacitação, ministrado pela Fundação Dorina Nowill, abordou desde o pré-Braille até a alfabetização inicial. “Vamos tentar realizar uma nova turma no próximo semestre para os profissionais que não puderam participar desta primeira etapa”, adiantou Luana.
Ela destacou ainda que o material é exclusivo. “Nosso município foi contemplado gratuitamente por ter solicitado o projeto. O Lego Braille Bricks não é um simples brinquedo. Ele tem intencionalidade pedagógica e exige capacitação para que os profissionais explorem todo o seu potencial com diferentes alunos”, explicou.
A instrutora de Braille da rede municipal, Érica de Oliveira Soares Máximo, foi quem descobriu a existência do projeto durante uma pesquisa sobre materiais inclusivos. “Em minhas práticas pedagógicas, eu já usava o Lego comum e pensava em adaptá-lo para o Braille. Ao pesquisar, encontrei a Fundação Dorina Nowill e vi que era possível solicitar o material e a formação gratuita. A secretaria abraçou a ideia e conseguimos ser contemplados”, contou Érica.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Rio Claro conta com dois alunos com deficiência visual — um estudante com baixa visão do 8º ano, na Escola Municipalizada Aureliano Portugal (EMAP), e uma aluna cega do 5º ano, na Escola Municipalizada de Lídice. No entanto, o recurso poderá ser utilizado em turmas com alunos com outras deficiências ou mesmo como ferramenta de inclusão para estudantes sem deficiência visual.
O professor Arnaldo Lemos Magalhães, da EMAP, que atende um dos alunos com baixa visão, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Profissionalmente, será de grande contribuição, pois aprimoramento nunca é demais. Mesmo sendo alfabetizado, o aluno com baixa visão pode utilizar o Lego Braille Bricks como reforço e ferramenta de estímulo à aprendizagem”, apontou.
Para o prefeito Babton Biondi, o projeto simboliza um novo passo na construção de uma educação pública mais acessível e moderna. “Essa iniciativa mostra o quanto Rio Claro está comprometida em promover uma educação inclusiva e transformadora. Inovar é olhar para cada estudante com atenção e garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver”, afirmou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos