Legislativo de Valença promove diversas comemorações alusivas ao aniversário da cidade  

Por Carol Macedo

VALENÇA

Desde agosto, a Câmara de Valença está promovendo ações em comemoração aos 200 anos da cidade, lembrados nesta terça-feira, 17. O presidente do Legislativo, Eduardo Ávila, citou que desde o ano passado foi corrigido um erro histórico. Foi aprovada uma lei de autoria do vereador Amauri Leiteiro, passando a data do aniversário de Valença para 17 de outubro, passando a comemorar a criação da Vila de Valença, quando a cidade começou a ter uma Câmara Municipal e a estrutura administrativa.

As ações realizadas pelo Legislativo desde agosto seguirão até o próximo ano. “A primeira ação foi convidar o professor e historiador Antônio Carlos da Silva, para conduzir visitas guiadas às dependências da Casa Legislativa. Desde agosto, alunos das escolas valencianas, a população e até turistas tem conhecido mais a nossa história através dessas visitas”, contou o presidente, completando que iniciou também uma série de exposições com obras de artistas plásticos da Valença visando valorizar a arte e cultura.

A primeira exposição aconteceu em agosto com esculturas religiosas feitas em papel craft do empresário e artista Paulo Roberto dos Santos. Em setembro foi realizado o seminário “Valença 200 Anos: o que ainda há para se descobrir”. “Esse foi um evento realizado em parceria com a Academia Valenciana de Letras e, na oportunidade, pudemos apresentar ao público as atas históricas da Câmara de Valença totalmente digitalizadas. Esse foi um momento marcante, pois a população agora pode ter acesso a primeira ata quando a Câmara Municipal foi instalada. Agora em outubro teremos uma exposição do artista plástico Ubiratan Lima. O nosso objetivo é abrir a sede do Legislativo para as mais variadas manifestações artísticas”, completou, lembrando que mais exposições acontecerão até o final do ano, assim como encontros de autores e apresentações musicais de artistas da cidade.

Na lista de atividades está ainda uma homenagem que será feita a todos os vereadores que passaram pelo Legislativo de Valença, com a confecção de um memorial. Neste mês ainda deve acontecer a sessão solene para a entrega a Medalha Luiz Gioseffi Jannuzzi, onde cada vereador pode indicar uma pessoa da cidade que tem relevantes trabalhos na educação e saúde. E em dezembro outra sessão solene será realizada, a já tradicional em alusão ao aniversário da cidade, onde serão entregues, títulos e moções.

“Precisamos valorizar cada vez mais a história de Valença. Nesse aniversário, que cada munícipe busque esse resgate a nossa identidade, preservando o que temos porque quem conhece a história da nossa cidade ama e quem ama, valoriza e cuida”, disse o presidente Eduardo Ávila.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos