Legislativo aprova audiência pública sobre o Rio Sesmaria

0

RESENDE

Uma audiência pública para debater assuntos relacionados ao Rio Sesmaria, um dos afluentes do Rio Paraíba foi aprovada pelo Plenário da Câmara de Vereadores. Segundo o vereador Tiago Forastieri (PSC), autor da indicação solicitando a audiência, o objetivo é debater o transbordamento do rio que chegou a transbordar na madrugada do dia 6, colocando em risco dezenas de famílias residentes no bairro Ipiranga.

No transbordamento do rio, registrado na semana passada, algumas ruas do Jardim Ipiranga acabaram atingidas, como a José Geraldo Coutinho, Rodolfo Pelini Filho e a Joaquim de Azevedo Carneiro. Nas próximas semanas deve ser definida a data do encontro, para o qual serão convidados autoridades civis e representantes de diversos órgãos. Entre eles, da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMAR), do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Ong Crescente Fértil, da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), e da Associação de Moradores.

“Através da audiência, pretendemos que a Prefeitura apresente à população o resultado de um diagnóstico, recentemente concluído, sobre áreas urbanas consolidadas, englobando os rios Paraíba, Alambari e Sesmaria. Este estudo apresenta propostas que buscam evitar novos riscos, como as cheias”, disse Forastieti que, um dia antes do transbordamento do Sesmaria, havia se reunido com a procuradora da República em Resende, Isabella Marinho Brant, quando trataram do assunto.

O estudo de diagnóstico, conforme informou o presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), Wilson Moura, foi realizado pela empresa Arcadis, sediada em São Paulo, a partir de uma parceria entre a Prefeitura e os ministérios públicos Federal e Estadual. “A população espera que realmente, a partir deste diagnóstico, sejam colocadas em prática as propostas levantadas”, frisou o parlamentar.

Deixe um Comentário