AREAL
A cidade de Areal, na região serrana do Rio, deu um importante passo rumo à consolidação como polo vitivinícola do estado. O Governo do Rio lançou, na quinta-feira, dia 10, durante evento na Vinícola Borgo Del Vino, a Pedra Fundamental da obra de construção do Laboratório de Melhoramento e Aprimoramento da Viticultura Fluminense. O projeto inovador é resultado de um acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Agricultura, por meio da Pesagro-Rio, e a Prefeitura de Areal.
O laboratório será dedicado ao suporte técnico e científico aos produtores locais, com foco em análises detalhadas de solo e uva, desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e aprimoramento de variedades adaptadas ao clima serrano. A iniciativa visa elevar o padrão da produção regional, impulsionando a criação de vinhos de excelência e consolidando a vocação enoturística da região.
“O laboratório será uma referência em inovação no setor vitivinícola fluminense. Vamos oferecer aos produtores o suporte necessário para que possam competir com os melhores do mundo em qualidade e eficiência. Essa é uma entrega para o desenvolvimento econômico sustentável da região”, destacou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.
Com uma estrutura moderna, o espaço também será destinado à capacitação de produtores e técnicos agrícolas, oferecendo cursos, workshops e programas de atualização em manejo de vinhas e práticas sustentáveis. Areal já desponta como protagonista nesse cenário. O município conta com mais de 30 hectares de área plantada, com oito variedades de uva, e atrai visitantes interessados em experiências que remetem à tradicional região da Toscana, na Itália.
“O município de Areal concentra a maior produção de uvas e vinhos do Rio de Janeiro, com cerca de quarenta hectares de área plantada e mais de oito variedades de uva. Já são 15 vinícolas instaladas na região, com uma produção estimada de mais 60 mil garrafas de vinho por ano. É sem dúvida o município mais estratégico para o desenvolvimento do enoturismo fluminense e o apoio do Governo do Estado é fundamental”, afirmou o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.
O novo laboratório reforça o compromisso do Estado do Rio de Janeiro com o fortalecimento da agricultura da região, a inovação tecnológica no campo e o estímulo ao turismo rural. Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Areal se consolidam como rota de charme para os amantes do enoturismo e da boa gastronomia.