O laboratório Moderna, dos Estados Unidos, começou a testar a vacina contra covid-19 em crianças. O estudo, batizado como KidCOVE, começou recrutando crianças de até 12 anos como voluntárias.
A previsão é que, à medida em que o estudo avançar, vão ser inscritas crianças mais novas, até chegar a bebês de 6 meses de idade.
O estudo unifica as fases 2 e 3 dos testes que determinam a segurança e a eficácia da vacina.
As primeiras crianças já receberam o imunizante ou o placebo, e a ideia é acompanhar a saúde de 6.750 voluntários nos Estados Unidos e no Canadá.
A vacina desenvolvida pela Moderna é baseada na tecnologia do RNA mensageiro, que lança mão da engenharia genética para estimular a formação de anticorpos.
A vacina da Moderna não é a primeira a ser testada em crianças.
Na Inglaterra, a Universidade de Oxford começou a testar a vacina desenvolvida em parceria com o laboratório Astrazeneca em crianças e adolescentes.
Ainda na fase 2, o estudo está avaliando como o imunizante vai funcionar em crianças de 6 anos até adolescentes de 17 anos. Participam do estudo 300 voluntários.
A pesquisa da vacina Oxford-AstraZeneca em crianças e adolescentes começou em fevereiro. No Brasil, a vacina é produzida em parceria com o laboratório Fiocruz.
AGÊNCIA BRASIL