BARRA DO PIRAÍ
Uma dívida de mais de R$ 7 milhões com a empresa responsável pela coleta de lixo em Barra do Piraí. Essa afirmação é da prefeita Katia Miki (Solidariedade) que assumiu a prefeitura no dia 1 de janeiro. Ela apontou que a cidade estava mergulhada no lixo.
Segundo a prefeita, sua determinação desde que assumiu é a realização de mutirão de limpeza por toda a cidade. Já foram retirados pela Secretaria de Serviços Públicos quase uma tonelada de lixo, entulhos e destroços. Além disso, as equipes estão capinando as ruas, praças e órgãos públicos.
De acordo com a prefeita, o contrato com a empresa prestadora do serviço vai até março de 2025, e ela vem dialogando para que a situação melhore. “O ex-prefeito saiu da gestão devendo mais de R$ 7 milhões para a empresa responsável pela coleta do lixo. Ele não pagava desde junho do ano passado. Nós estamos conversando, negociando e solicitando melhorias no serviço. Além da falta de pagamento, vimos que faltava gestão. Já conseguimos melhorias, como os caminhões novos e o reforço para o mutirão. A partir de agora, vamos acompanhar de perto”, destacou.
O mutirão de limpeza já passou pelas ruas do Centro, bairros Muqueca, Oficina Velhas, Matadouro e nos distritos da Califórnia, São José do Turvo e Dorandia. “Acúmulo de lixo afeta a saúde pública. Nós vamos limpar Barra do Piraí. Podem ficar tranquilos, barrenses. Não será de um dia para o outro, mas vamos mudar a cara dessa cidade”, lembrou Katia Miki.
Após reclamações de moradores, o A VOZ DA CIDADE chegou a fazer algumas matérias sobre a falta de recolhimento de lixo em Barra do Piraí. Em nota, a prefeitura afirmava que havia um problema operacional com o Aterro Sanitário de Vassouras e que a empresa já tinha sido notificada diversas vezes. A dívida em questão não tinha sido informada.