ITATIAIA
O prefeito eleito de Itatiaia, Kaio Márcio de Paiva, conhecido como Kaio do Diogo Balieiro (PL), e a vice-prefeita, Angela Maria Barbosa Sampaio, a Dona Angela (PP), foram diplomados pela Justiça Eleitoral na tarde desta terça-feira, dia 17. Eleitos com 37,28% dos votos válidos, totalizando 7.700 votos, ambos receberam seus diplomas no Plenário Dr. Walter Martins Moreira, na Câmara Municipal de Itatiaia. Além deles, 13 vereadores e suplentes também foram diplomados. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (PL), do prefeito eleito de Resende, Tande Vieira (PP), e do presidente da Câmara Municipal, Vini do Celular (PSD).
A cerimônia foi presidida pela juíza da 198ª Zona Eleitoral de Resende, Camila Novaes, que destacou que a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e certifica que os eleitos estão habilitados para exercer os cargos para os quais foram escolhidos. “Trata-se do reconhecimento pela Justiça Eleitoral da lisura do pleito e da legitimidade política conferida aos eleitos pela maioria dos eleitores de Itatiaia por meio do voto direto, igualitário e secreto”, afirmou a magistrada. Camila também agradeceu aos servidores da 198ª Zona Eleitoral, representados pela chefe de cartório, Consuelo Toledo da Silva, e parabenizou os candidatos eleitos. “Agradeço aos colaboradores que trabalharam e contribuíram para a organização e realização das eleições municipais de 2024, assegurando respeito à soberania do voto e à vontade da maioria dos eleitores na escolha dos seus representantes para o próximo mandato que se inicia. Não tenho dúvidas de que este trabalho garante, em última análise, o respeito à democracia e ao estado de direito. Desde já, apresento minhas congratulações aos candidatos eleitos e os meus votos de pleno êxito na missão que abraçaram. Que os senhores saibam honrar a vontade daqueles que os elegeram, o estado de direito e que sejam sempre movidos pela supremacia e o interesse público em suas atuações”, considerou.
Antes de discursar, Kaio Márcio, emocionado, agradeceu ao prefeito Diogo Balieiro por seu apoio e destacou a importância de seu trabalho para a cidade. “Diogo Balieiro, eu tenho muito orgulho de ter participado de sua equipe e ajudado a transformar uma cidade ao ponto de que seu trabalho ecoa por todo o estado do Rio de Janeiro. Não é à toa que o prefeito Diogo termina o seu mandato com mais de 90% de aprovação. O senhor venceu cinco eleições e é uma honra e muito obrigado por tudo, estou onde estou por você”, disse o prefeito eleito. Ele também agradeceu aos eleitores pelos 7.700 votos e prometeu trabalhar para transformar e melhorar a qualidade de vida da população. “Agradeço a cada cidadão itatiaiense que nos depositou a confiança do voto nas eleições para poder administrar esta cidade através de uma campanha limpa, simples e por uma palavra de esperança que levamos na casa de cada família. Que é possível sim, que Itatiaia seja uma cidade muito melhor do que ela é hoje. E através da esperança que nós chegamos até aqui”, ressaltou.
Kaio Márcio destacou que, a partir do dia 1º de janeiro, pretende melhorar a saúde, a educação e construir políticas públicas de geração de emprego. “Vamos juntos transformar Itatiaia, para que a população tenha serviços de qualidade na saúde, educação, valorizamos o turismo e a indústria, segurança e dignidade. Estamos aqui para servir as pessoas, nada mais do que isso. Estamos aqui apenas para servir. E servir da melhor maneira possível, deixando os interesses privados em segundo plano. O interesse aqui é por Itatiaia, só por Itatiaia e assim faremos a partir do dia 1º de janeiro”, afirmou o novo prefeito, sendo ovacionado pelos presentes.
Os 13 vereadores eleitos em Itatiaia são: Fabrício da Mudança (Solidariedade), com 736 votos; Bruno Diniz (Republicanos), com 719 votos; João Márcio (Podemos), com 670 votos; Vini Celular (PSD), com 655 votos; Joel do Tô a Toa (MDB), com 644 votos; Alex Cebinho (Solidariedade), com 546 votos; Patrick Motta (PSD), com 536 votos; Thiaguinho (União Brasil), com 528 votos; Pipia (PSD), com 432 votos; Victor Alexandre (União Brasil), com 418 votos; Vaninho (PSDB), com 403 votos; Léo do Açaí (Podemos), com 340 votos; e Elisangela de Vasconcelos (Elis) (Avante), com 334 votos.
A posse do prefeito, vice-prefeita e vereadores acontece no próximo dia 1º de janeiro, em local e horário ainda a ser divulgado.