Justiça Eleitoral pede que mesários se inscrevam no site para fornecimento de e-mail e WhatsApp  

0

 BARRA MANSA

A pandemia de Covid-19 afetou a forma de convocação dos mesários para as eleições de novembro deste ano. Ela pode ser feita de maneira presencial, mas a Justiça Eleitoral está focando na convocação remota. Para isso é preciso que os convocados se inscrevam no site para fornecimento do e-mail ou WhatsApp. Os cartórios eleitorais precisam nomear os cidadãos que vão atuar como membros de mesas receptoras de votos e apoio logístico até o dia 16 deste mês.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em sua página na internet (https://www.tre-rj.jus.br/) está fornecendo o passo a passo para essa inscrição no sistema Convoca-E. Quem receber a mensagem eletrônica das zonas eleitorais com a convocação para atuar como mesários, supervisor de local de votação ou qualquer outra função de colaborador da Justiça Eleitoral pode confirmar a veracidade dos dados do e-mail ou mensagem de WhatsApp no site oficial. Nesse mesmo sítio eletrônico, os eleitores também poderão efetuar o cadastro no sistema Convoca-E.

Com essa convocação virtual, o mesário fica dispensado de comparecer ao cartório para assinar previamente o termo de ciência e compromisso. O objetivo é preservar o distanciamento social nessa pandemia.

Colaboradores que vão exercer as funções de apoio logístico (administrador de prédio, auxiliar de transporte e auxiliar de serviços eleitorais), membros de junta, auxiliares e escrutinadores não serão convocados pelo sistema Convoca-E nas eleições deste ano. Para esse grupo, o contato dos cartórios eleitorais ocorrerá preferencialmente por mensagem eletrônica ou por aplicativo de mensagem instantânea, sendo necessário também essa informação repassada pelos voluntários e convocados aos cartórios eleitorais.

Em Barra Mansa são duas zonas eleitorais – a 91ª e 94ª. A maior delas, a 91ª, tem 1004 mesários e 251 presidentes de sessões. Na 94ª são ao todo 730, entre mesários, junta apuradora e apoio logístico. Na 94ª, segundo informações, está praticamente fechado. Tiveram 230 substituições de voluntários.

Nesse ano, conforme já estabelecido pela Justiça Eleitoral, a biometria não vai acontecer para evitar a contaminação de coronavírus e o tempo de votação por conta da dificuldade algumas vezes de reconhecimento de impressão digital. Além disso, pelo número reduzido de cargos – prefeito e vereador apenas – houve aglutinação das sessões.

Os telefones dos cartórios eleitorais de Barra Mansa para informações são: 3322-7885 (91ª) e 33227891 (94ª).

URNAS CHEGARAM EM BARRA MANSA

Chegaram hoje, 10, as urnas que serão usadas nas eleições deste ano. Ao todo são 848. Elas englobam as zonas de Barra Mansa (91ª e 94ª), a de Porto Real e Quatis (183ª), de Resende e Itatiaia (31ª) e de parte de Resende (31ª).

error: Conteúdo protegido !