Justiça Eleitoral divulga Dia Internacional da Checagem dos Fatos

0

SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA

Hoje, terça-feira,  os perfis da Justiça Eleitoral nas redes sociais divulgaram uma série de conteúdos com as hastags #NaDúvidaNãoCompartilhe, #FactCheckingDay, #FactCheckIt e #FakeNewsNão. A ação foi em celebração ao 2 de abril, seguinte ao Dia da Mentira, considerado o Dia Internacional da Checagem dos Fatos. O intuito da data é destacar que a responsabilidade pela apuração de notícias disseminadas pelas redes sociais não deve ser obrigação apenas de profissionais e organizações que atuam na área, mas sim de qualquer pessoa.

O material da Justiça Eleitoral visou orientar as pessoas como fazer para apurar notícias que chegarem por meio da internet. A iniciativa de instituir uma data para destacar a importância da verificação da veracidade das notícias antes de divulgá-las partiu da Rede Internacional de Checagem de Fatos (International Fact-Checking Network).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

E o tema Fake News ainda está tão em alta que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reunirá em dois dias, 16 e 17 de maio, alguns dos maiores especialistas no tema para debater estratégias de combate à proliferação de notícias falsas no processo eleitoral. O Seminário Internacional Fake News e Eleições será realizado   no Auditório I do edifício-sede do Tribunal, em Brasília (DF).

Participarão do evento dirigentes do Facebook, Google, Twitter e WhatsApp e de especialistas do FBI (departamento federal de investigação dos EUA), da Polícia Federal, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Poder Judiciário, além de representantes da imprensa, de universidades e de institutos de checagem nacionais e internacionais, entre outros convidados.

O seminário será dividido em cinco painéis, que discutirão diferentes aspectos relacionados à temática central do evento: mídias sociais no cenário eleitoral, ferramentas de enfrentamento às fake news, liberdade de expressão versus crime contra a honra, eleições e fake news no mundo, bem como lei eleitoral e os limites da propaganda.

Os painéis acontecerão no dia 17, a partir das 9 horas e serão compostos por quatro palestrantes e um mediador. No primeiro dia, 16, o evento será aberto às 19 horas pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. Também participarão da cerimônia de abertura a procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, entre outras autoridades.

“O combate às fake news é um desafio típico da atualidade e que precisa de respostas rápidas de enfrentamento. O desafio é gigantesco e afeta todo o mundo, daí a importância de unirmos forças para combater esse flagelo”, ressalta o assessor especial da Presidência do TSE Rogério Galloro, um dos organizadores do evento. Segundo Galloro, o seminário busca coletar informações, expor experiências, compartilhar conhecimentos e unir todos aqueles que têm força e interesse para enfrentar esse obstáculo, que não é um problema novo.

Nas Eleições Gerais de 2018, o TSE criou uma plataforma para combater a propagação de fake news e ajudar o eleitor brasileiro a esclarecer fatos mentirosos sobre as eleições presidenciais disseminados nas redes sociais. A página oferece explicações do próprio TSE sobre as mensagens falsas e também disponibiliza links de agências e fontes confiáveis de notícias.

 

Deixe um Comentário