VOLTA REDONDA
O estacionamento do Hospital São João Batista ganhou movimento diferente na manhã deste sábado, dia 28, com a chegada de motos e triciclos de diversos motoclubes da região. Os motociclistas participaram de uma ação solidária em apoio à campanha ‘Junho Vermelho’, dedicada à conscientização sobre a importância da doação de sangue.
A mobilização foi realizada no Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona anexo ao hospital. Excepcionalmente, a unidade esteve aberta em um sábado para facilitar o acesso de quem não consegue doar durante a semana. O objetivo foi ampliar o número de doadores e reforçar o estoque de sangue da unidade, que atende a rede pública e privada de saúde em Volta Redonda e também nos municípios de Pinheiral e Piraí.
João Batista dos Reis, presidente do motoclube Falcões de Aço, falou sobre a iniciativa e destacou o engajamento do grupo em causas sociais. “Temos que mostrar que os Falcões de Aço, os motociclistas, têm esta união visando o bem-estar daqueles que estão precisando. Esta campanha social que estamos destacando hoje, ela é a prova que o motociclista trabalha para o bem, não é só churrasco, diversão e andar de moto”, afirmou.
Entre os primeiros a doar sangue estava Wanderson Maciel, vice-presidente do motoclube Águias de Cristo, que reforçou a importância da doação regular. “Temos no Águias uma campanha anual de doação de sangue. O Hemonúcleo de Volta Redonda sempre está precisando e, quando fazemos este tipo de campanha, conseguimos reunir bastante gente e fazer uma doação expressiva. E sempre também estou doando periodicamente”, declarou.
Além dos motoclubes, a ação atraiu moradores da cidade e de bairros próximos, como a auxiliar administrativa Janaína da Silva Machado, que aproveitou a abertura especial no sábado. “Trabalho durante a semana e não consigo vir doar sangue, aí quando vi que iria abrir hoje, não deixei a oportunidade passar. É muito bom essa ideia de abrir no sábado, porque você consegue vir doar com calma, não precisa pegar atestado, faltar o trabalho, descansar o final de semana, é perfeito”, disse.
Cristina Teixeira, responsável pela captação de doadores no Banco de Sangue do HSJB, avaliou positivamente a campanha e reforçou a necessidade de doações regulares. “Durante todo o mês de junho conseguimos fechar parcerias e recebemos diversos grupos da cidade, que se mobilizaram para vir doar sangue. E abrir no sábado é uma ação que consegue alcançar muitas pessoas que não conseguem vir doar durante a semana. Vale ressaltar que as doações precisam continuar durante todo o ano, por isso, é importante que as pessoas criem o hábito de vir doar sangue periodicamente”, explicou.
O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e recebe doações de voluntários com idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. Para doar, é necessário estar bem de saúde, pesar mais de 50 quilos, estar descansado, alimentado e apresentar um documento com foto. É importante evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas antes da doação.