>

Jovens realizam ‘tour ecológico científico’ na Pedreira da Voldac

Por Andre

VOLTA REDONDA

O ‘tour ecológico científico’, realizado no último sábado, dia 2, na Pedreira da Voldac, animou e encantou os participantes. Além da trilha, o tour contou palestras e limpeza do entorno do maciço rochoso de Volta Redonda.

A atividade ganhou também um tom de celebração, tendo em vista dois fatos referentes ao dia 4 de outubro. Nesta data, o mundo inteiro celebra o dia dedicado a São Francisco de Assis, e na mesma data, em outubro de 2019, Fernando Pinto, biólogo e coordenador da equipe ambiental fez o registro oficial da coruja jacurutu, a maior coruja do Brasil, que se encontra na Pedreira da Voldac.

De acordo com Nathiely Carine, ligada à equipe Projeto Recriar, a referência à data, ganhou entre os visitantes simbólica e inspiradora motivação. “É muito simbólico e inspirador estarmos aqui na proximidade do dia 4, data que para nós guarda duas conexões importantes relacionadas ao meio ambiente, o registro da coruja jacurutu e o dia dedicado a São Francisco de Assis”, citou Nathiely.

Ela se disse muito encantada com o local e que saiu com a sensação de dever cumprido. “Todos nós da equipe Recriar ficamos encantados com o local, e ao sair daqui carregamos a sensação, em parte do dever cumprido como cidadãos, e principalmente por conhecermos um espaço tão magistral. Apoiamos a proposta de transformar o local em Monumento Natural, já encaminhada ao Poder Público, assim o local ganha uma dimensão social, educacional e científica diferenciada”, reforço.

Michel Bastos, biólogo e subcoordenador da equipe ambiental do MEP e  José Nogueira e José Luzia, também ligados à equipe ambiental  participaram do ‘tour’ orientando e fazendo preleções sobre a área. O evento contou ainda com participação do futuro geólogo Matheus Henrique, 10º período de geologia (UFRRJ), que inclusive está por concluir o TCC sobre a pedreira, como foco na geodiversidade e na sua finalidade sociocientífica. “Embora o local tenha sofrido intervenção humana, a Pedreira guarda um legado exuberante. Meu estudo surgiu quando soube da proposta do Movimento de propor transformar o local em Monumento Natural, senti-me provocado a olhar no prisma da geodiversidade do local e fazer uma inventariação para traçar estratégias na linha da geoconservação. A ideia é pontuar elementos que favoreçam à comunidade, pois a cidade historicamente explorada, e até exaurida em alguns aspectos ambientais pode recuperar e oferecer algo novo no espaço, que sirva à população com roteiro turístico, educacional e científico”, relatou Matheus bastante animado depois da ‘aula pública’.

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos