RESENDE
Os jovens interessados em cursar ou concluir o ensino fundamental já podem se inscrever no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) que se destina a ajudar na formação educacional, ajudando a elevar a escolaridade e promover a formação e a qualificação profissional.
A prefeitura está com inscrições abertas para as vagas do programa que oferece a oportunidade a jovens de 18 a 29 anos. As vagas estão disponíveis em nas Escolas Municipais Maria de Assis Barboza, no bairro Cabral e na Dona Mariúcha, no bairro Eucaliptal, onde também podem ser feitas as inscrições.
O Projovem inclui uma carga horária de 1.440 horas de atividades presenciais ao longo de 360 dias letivos, além de 560 horas de atividades não presenciais. De maneira geral, o programa é concluído dentro de 18 meses de estudo.
Segundo a secretária de Educação do município, Rosa Frech, o ProJovem é uma grande oportunidade para dar sequência aos estudos e se fortalecer para o mercado de trabalho. “Sabemos a importância que tem a educação e a diferença que faz na vida de um indivíduo. A gestão municipal está sempre buscando modos de atrair esses alunos e fortalecer ainda mais os índices de escolaridade no município. O ProJovem traz à tona um nível de escolaridade que é base para toda a trajetória de um profissional até uma especialização profissional, por exemplo. Esta é uma demanda muito importante do mercado de trabalho. Além dos impactos profissionais, a educação é enriquecedora para a população de uma forma geral”, disse Rosa.
Além das disciplinas mais comuns ao Ensino Fundamental, a grade curricular dos alunos também vai incluir as disciplinas de participação cidadã e qualificação profissional, aproveitando a oportunidade do ensino básico para ajudar na orientação profissional dos alunos e na consciência sobre cidadania.
INSCRIÇÕES
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, inicialmente as inscrições não possuem prazo de encerramento. Elas continuam abertas até que as unidades identifiquem que o contingente de alunos chegou ao limite. Para o ato da inscrição, o interessado deve levar a documentação até as próprias unidades que vão oferecer a oportunidade. Os documentos necessários são: carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e comprovante de residência.