NOVA IORQUE
Dois estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de atuar como presidentes da Assembleia Geral da ONU por um dia nesta semana. Erik Ponomarev, da Rússia, e Fariha Akter, de Bangladesh, de 15 anos, passaram horas no mesmo escritório do atual líder do órgão, Dennis Francis, que os recebeu dizendo: “bem-vindos, senhor e senhora presidente”.
Essa saudação foi feita antes de uma reunião entre a presidência da Assembleia Geral e a liderança do Conselho de Segurança, que ocorreu em setembro. Ponomarev e Akter participaram de várias atividades durante o dia, incluindo entrevistas e um almoço de trabalho.
Aspirações e o papel dos jovens
Durante o dia, os dois estudantes se dedicaram ao papel de liderar e estavam empolgados com a oportunidade de estarem no centro da diplomacia global. Eles fazem parte da Academia Global de Líderes, um programa que desenvolve a capacidade de liderança em jovens imigrantes multilíngues e promove o engajamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os jovens também se reuniram com o secretário-geral assistente da ONU para Assuntos da Juventude, Felipe Paullier, para discutir suas aspirações e o papel dos jovens na formulação de políticas. Paullier destacou que esses jovens demonstraram ambição e que sua participação é essencial para alcançar os ODS.
Ponomarev e Akter foram selecionados para a experiência após se destacarem em um workshop de seis semanas, onde escreveram ensaios sobre o ODS 16, que trata de Paz, Justiça e Instituições Fortes, e o ODS 5, relacionado à Igualdade de Gênero.
Geração com visão de futuro
Ponomarev destacou que as próximas gerações têm suas próprias ideias e estão ansiosas para promover grandes mudanças. A troca de ideias sobre o envolvimento juvenil também contou com a presença de representantes de organizações como o Sistema de Integração Centro-Americana (SICA), a ONU-Habitat e a Organização Internacional da Juventude.
A participação dos estudantes nas atividades do dia com Dennis Francis marcou um importante passo para o novo programa da Assembleia Geral da ONU voltado aos jovens.
Mudança social e inovação
Em uma entrevista coletiva na Sala de Briefing de Imprensa, os “presidentes” Ponomarev e Akter, ao lado de Dennis Francis, responderam perguntas de jornalistas sobre suas sugestões para a presidência e como abordariam esses temas com seus amigos.
Ao longo do dia, os jovens também participaram de outras interações com a mídia e de uma reunião com o novo representante permanente do Quênia, Ekitela Lokaale. A ONU reforçou, com essa iniciativa, seu compromisso com o engajamento juvenil em questões de mudança social, crescimento econômico e inovação tecnológica.
* Luciano R. Pançardes – Editor-chefe