UCRÂNIA/VOLTAREDONDA
Na manhã desta segunda-feira, dia 28, o volta-redondense Luan Martins, jogador de futebol, enviou mensagem ao Jornal A Voz da Cidade informando que conseguiu deixar a Ucrânia.
Em uma rápida mensagem de áudio, o jogador disse que já está na Eslováquia. “Acabei de sair da Ucrânia. Eu e meus amigos estamos na Eslováquia. Está tudo bem com a gente”, disse Luan, informando que mais tarde entra novamente em contato.
Luan que tem pai, mãe, um irmão e esposa em Volta Redonda, vivia há seis meses na cidade de Kharkiv, perto da fronteira com a Rússia em um apartamento com mais quatro pessoas. Desde que começaram os bombardeiros russos, Luan e um grupo de jogadores divulgaram um vídeo solicitando apoio da Embaixada Brasileira para tirá-los da cidade.
No dia 25, em rápida entrevista ao A Voz da Cidade, Luan contou que já havia feito contato com a Embaixada que solicitou uma espera de um a dois dias para que os tirassem do país.
Desde a madrugada do último dia 24, a Ucrânia está sendo bombardeada. Ataques aéreos e a entrada de forças terrestre foram autorizadas pelo presidente russo Vladimir Putin.
Nesta segunda-feira, dia 28, foram iniciadas pelas delegações diplomáticas em Belarus, as primeiras negociações desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.