Jair Porquinho quer a Rua Prefeito Assumpção revitalizada

0

ITATIAIA

Principal via de Itatiaia, palco de diversas manifestações populares e onde se concentra grande parte do comércio e bancos da cidade, a Rua Avenida Prefeito Assumpção, no Centro, foi motivo de uma indicação do vereador Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho (MDB) que pede a Prefeitura que seja feito a revitalização completa na rua.

De acordo como o vereador, são inúmeros os relatos de visitantes à cidade, moradores e comerciantes de que esta rua se encontra em total estado de abandono. Dentre os problemas levantados pelo parlamentar está a falta de  lixeiras padronizadas e maiores para acomodar o lixo em maior quantidade que acabam ficando espalhada no entorno. A iluminação precária, os bancos deteriorados e os alagamentos das lojas em períodos de chuvas também foram problemas apontados pelo parlamentar.

Jair Porquinho defende a realização de um choque de ordem para normatizar o uso de churrasqueiras ou assadeiras dos estabelecimentos comerciais nas calçadas. “Muitas das vezes acabam atrapalhando a circulação de pessoas, colocadas sem nenhuma contenção, engordurando e manchando as calçadas, também podendo causar risco de queimaduras nos transeuntes”, adverte.

A falta de sinalização das rampas de acesso para cadeirantes e portadores de mobilidade reduzida para evitar que veículos estacionem, os buracos e as raízes de algumas árvores que destroem as calçadas, causando transtornos aos cadeirantes e pessoas que circulam pelo local também foi criticada pelo vereador.

Vereador defende um choque de ordem para liberar as calçadas para o pedestre – Cynttia Freitas.

PROJETO

Jair Porquinho também propõe que seja criado um Projeto de Revitalização de Espaços Comerciais que poderá ser desenvolvido no município em parceria com instituições públicas, entidades empresariais e empresários, buscando elevar a atratividade e a competitividade do comércio, deixando os espaços mais atraentes para os consumidores, elevando a circulação do público e consequentemente aumentando a visibilidade e as vendas. “O comércio é um setor que passa por contínua evolução com o aumento do número de centros de compras, das vendas pela internet, de franquias e empresas de autosserviço. Com o surgimento de novas formas de consumo, o tradicional comércio varejista enfrenta o desafio de reinventar-se para garantir sua sobrevivência”, avalia o parlamentar.

O Projeto, segundo Jair, vai além da proposição de intervenções urbanísticas nas ruas atendidas, abrange também a realização de diversas ações em datas específicas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. O objetivo seria o de atrair o público, aumentando o fluxo de clientes nas ruas e posicionando o espaço como centro de compras organizado. “A revitalização da Rua Prefeito Assumpção poderá trazer resultados muito positivos tanto para os comerciantes quanto para a comunidade em geral, atraindo mais consumidores e turistas. As intervenções poderão ser realizadas tanto na infraestrutura da rua como dentro do comércio. A restauração e a padronização das fachadas das lojas deverão ser definidas em conjunto com o poder público e empresário, que poderão implantar a troca dos toldos e das placas de divulgação. Já a instalação padronizada e lixeiras, floreiras, bancos e totens deverão ser  uma parceria público-privada”, concluiu.