As crianças da creche Antônia dos Santos Paiva, situada em Maromba, distrito da região serrana de Itatiaia estarão apresentando toda a sua criatividade em mais uma edição do Itatiart, projeto que há 13 anos integra os trabalhos artísticos dos estudantes das escolas públicas do município. Por meio do Itatiart, a secretaria de Educação promove o aprendizado e formação por meio do estudo das mais diversas formas de cultura.
Este ano, o tema desenvolvido durante todo o período letivo: ‘Incentivando a Criatividade e Descobrindo Talentos’, estimulou a comunidade escolar a apresentarem um panorama com importantes nomes da literatura, música, artes e do entretenimento.
A abertura da semana do Itatiart aconteceu no ultimo sábado, dia 20, na Escola Wagner Guimarães, onde ocorreram apresentações das turmas da Educação Infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Os artistas homenageados deste ano foram o produtor e roteirista Walter Elias Disney; a escritora Ruth Rocha; e o pintor modernista, Piet Mondrian. Já a Educação de Jovens e Adultos (EJA) optou pela literatura do escritor Paulo Coelho, e o trabalho de pintura, feitos pelos irmãos grafiteiros, ‘Gêmeos’.
A diretora adjunta da unidade, Denise Fátima de Almeida Alexandre, falou sobre o primeiro dia de evento. “Os trabalhos e as apresentações na Itatiart estavam maravilhosos. É muito gratificante ver o empenho e a dedicação dos professores e dos funcionários para que tudo saísse perfeito, e eles não mediram esforços para isso. Nossas crianças fizeram excelentes trabalhos e apresentações. Estou muito orgulhosa e grata com a equipe de nossa Escola”, avalia a pedagoga.
ESCOLAS NO PROJETO
Os alunos da educação básica também contribuíram com a mostra das peças artísticas das crianças, de quatro a cinco anos, da Creche Celina Alves Ferreira, na Vila Esperança, que expôs releituras das obras do pintor brasileiro Romero Britto.
Ao todo, 21 escolas participam do Itatiart e todos os trabalhos ficarão expostos nas unidades escolares até o termino do evento, previsto para o dia 6 do próximo mês. Lembrando que neste dia, a escola Benedito Barbosa da Silva, no Vale do Pavão, encerra as atividades apresentando os trabalhos de artistas plásticos regionais. Segundo a direção, uma forma de aproximar e marcar o aprendizado dos estudantes criando neles a perspectiva de futuro com personalidades e histórias inspiradoras.