Itatiaia zera a fila de pacientes em espera pela cirurgia de catarata

0

ITATIAIA

A  Secretaria de Saúde promove atendimento em cirurgias de catarata no município, atendendo as necessidades da população visando garantir qualidade de vida e bem-estar. Até o momento, já foram realizados 24 procedimentos cirúrgicos no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia.

O trabalho integrado da equipe de saúde junto ao setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) conseguiu zerar a fila de espera de todos os pacientes de Itatiaia que aguardavam pela intervenção para tratamento da doença que pode causar cegueira. O prazo previsto para conclusão de todas as cirurgias é até o próximo dia 19 de julho.

No dia 24, a paciente Sebastiana Aparecida, de 89 anos, realizou o procedimento com sucesso. Não fosse o investimento no setor de saúde, ela teria que se deslocar de Itatiaia para Barra do Piraí exclusivamente para realizar a cirurgia de catarata, doença responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, de acordo Organização Mundial de Saúde (OMS). Junto de outros oito pacientes a aposentada contou com o serviço gratuito no Hospital Municipal. Agora, após agendamento prévio, a equipe médica especializada não encaminha mais o paciente para outros municípios.

Olinda da Silva, 62 anos, filha da aposentada Sebastiana Aparecida, elogiou o atendimento na unidade pública. “A saúde de Itatiaia melhorou bastante, já fiz até ultrassom aqui. Está para chegar os médicos reumatologistas que eu necessito muito. Nós acompanhantes temos que ficar sempre juntos deles, porque quem faz esse tipo de cirurgia tem que manter o olhar para cima e seguir todas as recomendações médicas. Fomos muito bem atendidas, eu não tenho do que reclamar”, diz Olinda.

O prefeito Eduardo Guedes, que esteve presente no centro cirúrgico na ocasião, falou sobre as melhorias que a população passou a ter com a chegada da assistência dentro do município. “Antes os pacientes tinham que se deslocar para realizar a cirurgia em Barra do Piraí, saiam daqui por volta de seis da manhã e voltavam somente de noite. Vamos conseguir realizar aproximadamente 30 cirurgias mensais, e agora oferecer mais conforto para quem está sendo atendido em um hospital perto de casa”, conclui o prefeito. Informações sobre agendamento e pedido de novas cirurgias ocorrem pelo telefone (24) 3352-3177.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !