ITATIAIA
A Secretaria de Saúde de Itatiaia está monitorando o quadro de saúde de um paciente de 58 anos, morador do bairro Penedo, confirmado como o primeiro casos suspeito de pessoa infectada pela febre amarela no município. Segundo dados confirmados na manhã desta segunda-feira, dia 2, por opção, o paciente que é morador de Penedo não havia se vacinado na campanha que vem sendo realizada em todo o município. O mesmo foi internado no último dia 29 de março, no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia, apresentando sintomas como febre alta e dores abdominais.
O governo ressalta que o paciente foi transferido na tarde desta segunda-feira para o Hospital Alberto Torres, no Rio de Janeiro, após receber acompanhamento de profissionais no hospital de Itatiaia. “Já foram realizados exames e encaminhados para o Laboratório Noel Nutels, no Rio de Janeiro e a Secretaria de Saúde do município aguarda os resultados”, informou a Prefeitura de Itatiaia, através de nota oficial enviada ao A VOZ DA CIDADE. A coordenadora de Imunização, Andrea Millen, frisa que todos devem buscar a vacinação. “Reforçamos a todos a importância da imunização Quem ainda não se vacinou é importante que procure a unidade de referência de seu bairro o quanto antes”, disse.
IMUNIZAÇÃO
Os dados mais recentes de Itatiaia sobre a febre amarela revelam que a vacinação abrangeu o total de 23.035 moradores. A meta é atingir 26 mil pessoas e para isso o trabalho de vacinação segue diariamente, entre 8h e 17h, nas unidades de saúde do município. Somente na região de Penedo, local onde reside a vítima suspeita da doença, já foram vacinados 5.076 pessoas da meta de 6 mil.
O reforço na imunização em Itatiaia teve o reforço após o alerta, em março, quando foi confirmado o primeiro caso de epizootia no Parque Nacional do Itatiaia, com um macaco infectado pela doença foi encontrado morto. Uma das estratégias foi localizar moradores que não tomaram a vacina contra febre amarela nas regiões do Alto do Parque, Alto Penedo, Maromba e Maringá.
Os enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família visitaram imóveis para vacinar moradores. A rede de saúde também passou a vacinar gestantes com indicação médica e portadores do vírus HIV, também com liberação medica e de acordo com a carga viral. Os idosos com mais de 60 anos e sem nenhuma doença poderão receber a vacina sem laudo médico, mas para aqueles que possuem alguma patologia o laudo continua sendo obrigatório.
O governo municipal ressalta que a medida mais importante para prevenção e controle da febre amarela é a vacinação e quem já foi imunizado não precisa receber a dose novamente. Em Itatiaia a dose aplicada é suficiente, com aplicação de 0,5ml. Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Desde fevereiro de 2017 foi delimitada uma área na divisa de Itatiaia para ação preventiva de monitoramento dos macacos, assim como o bloqueio vacinal que segue acontecendo mediante agendamento prévio nas nove unidades de saúde do município: Policlínica, Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim.