Itatiaia terá projetos de acessibilidade

0

ITATIAIA

Com o objetivo de promover mais acessibilidade em todo município, a prefeitura, por meio da secretaria de Planejamento está elaborando projetos para serem implantados. Dentre eles, a colocação de piso tátil, uma iniciativa que prevê a aplicação de calçada com placas pré-moldadas em concreto com sinalização tátil, a adequação do Paço Municipal com a colocação de elevador e banheiro adaptado e ainda a adaptação de todos os prédios públicos que ainda não possuem acessibilidade.

Segundo o secretário de Planejamento, Jair Alexandre Gonçalves, o projeto de colocação de piso tátil terá um percurso que contemplará alguns prédios públicos e áreas de interesse coletivo. “Além das pessoas que tem algum tipo de deficiência, esse trabalho também ajudará muito na locomoção de pessoas idosas e até mesmo de crianças e gestantes. São obras fundamentais que buscam promover o respeito as pessoas que tem a mobilidade reduzida”, disse o secretário.

Outros projetos a serem desenvolvidos é a adequação do Paço Municipal com a colocação de elevador e banheiro adaptado e ainda a adaptação de todos os prédios públicos que ainda não possuem acessibilidade. “Já estamos dando andamento a um processo para a licitação de um elevador para ser implantado no prédio. Dentre os projetos também estão a adaptação dos prédios públicos, entre eles as escolas e unidades de saúde que ainda não possuem acessibilidade. Esse trabalho conta com a construção de rampas e outros ajustes importantes para garantir a acessibilidade e consequentemente a qualidade de vida da população”, explicou Alexandre, ressaltando que o trabalho seguirá um cronograma de obras . “O projeto geral de acessibilidade é visto com muita atenção pelo prefeito, Eduardo Guedes, o Dudu que deseja que seja colocado em prática o quanto antes. As recentes obras que foram feitas na cidade e aquelas que estão acontecendo já estão sendo realizadas com acessibilidade. Nosso objetivo agora é fazer a adequação dos prédios já existentes atendendo a norma NBR 9050 da ABNT. Vale lembrar que todo trabalho será acompanhado por um cronograma de obras”, destacou.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !