Itatiaia terá encenação da Paixão de Cristo nesta sexta-feira

0

Considerada a maior festa dos cristãos, a Páscoa marca a morte de Jesus Cristo que ressuscitou no terceiro dia. Durante séculos, a Paixão de Cristo vem sendo reproduzida nas encenações artísticas. Em Itatiaia, a Semana Santa vai movimentar a cidade com programação religiosa e teatral. Nesta sexta-feira, dia 30, o município sediará a celebração da 26ª Encenação da Paixão de Cristo. O espetáculo acontece a partir das 19 horas, no Estádio Municipal Antônio Corrêa, no Centro da cidade. Organizado pela Igreja Matriz de São José Operário, com o apoio da Prefeitura, contará com a participação de 150 atores da comunidade. A entrada é de graça, porém a paróquia solicita a doação de um quilo de alimento não perecível, exceto sal, para ajudar as famílias carentes da comunidade. Para que o público possa se acomodar com mais tranquilidade, os portões serão abertos a partir das 18h30min.
Segundo os organizadores da Encenação da Paixão de Cristo, a expectativa de público é de três mil pessoas. “Acreditamos que será uma apresentação muito emocionante. Os ensaios estão acontecendo há um mês e toda equipe está muito motivada e trabalhando muito. Essa encenação, que já é tradicional, consegue envolver toda a cidade. De certa forma ela também ajuda a divulgar o nome do município na região e no Estado. Porém, o mais importante nesse trabalho, que na verdade é a nossa principal missão, é levar o evangelho a todo o público presente”, disse o diretor Osvaldo Pacir, informando que a equipe organizadora da encenação é formada por 22 pessoas, entre diretores e coordenadores. “A organização conta também com o auxílio geral do pároco, João Solak”, completa.
PÁSCOA
Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, exceto as relacionadas ao Advento. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências. O termo “Páscoa” deriva, através do latim Pascha e do grego bíblico Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach), a Páscoa judaica.
A última semana da Quaresma é chamada de Semana Santa, que contém o chamado Tríduo Pascal, incluindo a Quinta-Feira Santa, que comemora a Última Ceia e a cerimônia do Lava pés que a precedeu e também a Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação e morte de Jesus. A Páscoa é seguida por um período de cinquenta dias chamado Época da Páscoa que se estende até o Domingo de Pentecostes. (Fonte site Wikipédia).
CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA TERÃO ESQUEMA ESPECIAL DE TRÂNSITO
A Guarda Civil Municipal organizou um esquema especial de trânsito para as celebrações da Semana Santa em Itatiaia. Nesta sexta-feira, a partir das 07 horas, agentes da corporação estarão fazendo o monitoramento durante a Procissão de Via Sacra que sairá do bairro Jardim Itatiaia.
De acordo com a Guarda Municipal, dois motociclistas seguirão a frente da Via Sacra interditando parcialmente o trânsito para a passagem da procissão que sairá da Igreja Bom Jesus, na Rua Nove, seguindo pelas Avenidas Três e Dois, também no Jardim Itatiaia. Na sequencia a procissão, que também contará com o suporte de uma viatura, logo atrás, seguirá pela Avenida Simão da Cunha Gago, indo em direção a Igreja Cristo Ressuscitado, de onde partirá pelas Ruas Oby Loyola e São Jorge, ainda no Campo Alegre. Logo depois os fies seguirão pela passarela, onde uma viatura aguardará, ao final da mesma, a chegada dos motociclistas que voltarão a seguir à frente da Via Sacra pelas Ruas Prefeito Assumpção e São José, no Centro, até a Igreja Mariz de São José.
Para a 26ª Encenação da Paixão de Cristo de Itatiaia, que será apresentada no Estádio Municipal Antônio Corrêa, no Centro, a partir das 19 horas, o trânsito também terá uma esquema especial.
Segundo a corporação, o tráfego de veículos seguirá em sentido único na Rua Dona Apolinária. Os veículos que trafegarem pela Rua Eurídice Vieira só poderão tomar como sentido a Rua Dona Apolinária em direção a Rua Prefeito Assumpção. A Rua Antônio Gomes de Macedo seguirá normalmente com trânsito em mão única. E a Rua Isabel Vieira será totalmente interditada. As mudanças acontecerão a partir das 17 horas. Para orientar os motoristas e pedestres, 15 agentes da Guarda Municipal estarão de serviço no local.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !