Itatiaia tem imunização intensificada contra a febre amarela em Penedo

0

ITATIAIA
A Secretaria de Saúde de Itatiaia concluiu o trabalho de vacinação contra a febre amarela através dos postos de vacinação itinerante em Penedo. Durante a ação, desenvolvida com objetivo de imunizar os moradores que residem distante do posto de referência da região, mais de 100 pessoas foram vacinadas. O posto itinerante alcançou as localidades da África I e II, Bela Vista, Jambeiro I e II e Vale do Ermitão.

A meta do município é vacinar 26 mil pessoas e de acordo com o último levantamento realizado pelo setor de Imunização, 24.646 munícipes já receberam a dose da vacina, o que corresponde a 94,7% do total. Em Penedo, local onde foi confirmado o primeiro caso da doença, foram vacinadas 5.723 pessoas da meta de 6 mil doses do bairro. “A ação aconteceu no sábado, dia 7, e na quarta, dia 11, e foi muito produtiva. A receptividade da população tem sido boa e eles alegam que, entre outros fatores, não se vacinaram antes por medo de agulha. Com a confirmação do caso, a procura pela vacina aumentou. Acima de 60 anos foi a população que mais vacinou na última semana porque antes eles não podiam tomar a dose sem laudo médico”, informa a enfermeira Leila Marques, coordenadora do ESF de Penedo, citando que existem áreas distantes que ainda não foram assistidas pela vacinação. “Estamos nos organizando para ir com o posto itinerante e alcançar a meta”, explica a coordenadora.

Em Itatiaia a imunização ocorre com a dose plena da vacina, em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h: Policlínica Municipal e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I e II, Maromba e UBS Marechal Jardim.

PACIENTES

Itatiaia contabiliza um caso de febre amarela confirmada e outro em suspeita. A vítima confirmada é um senhor de 58 anos, morador do África, localidade em Penedo. Ele segue internado no Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo. E o município aguarda resultado de exames de outro paciente, com suspeita da febre amarela. O paciente é do sexo masculino, tem 56 anos e reside no Vale do Ermitão, outra localidade em Penedo.
Ele estava internado no Hospital Samer, em Resende e com a melhora do seu quadro clínico foi transferido recentemente para o Hospital Dr. Manoel Martins de Barros, em Itatiaia. Seus exames foram encaminhados para análise no Laboratório Noel Nutels, no Rio.