ITATIAIA
Após uma década de paralisação, a Prefeitura de Itatiaia retomou as obras da Escola de seis salas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), localizada em Penedo. A unidade, que se chamará Escola Brasil Finlândia, será a sexta escola municipal construída na cidade e contará com conteúdos e atividades pedagógicas voltadas à cultura finlandesa, em parceria com a comunidade local.
A construção da escola teve início em 2014, mas foi interrompida em 2015 devido a entraves técnicos e administrativos. Agora, com o empenho conjunto das Secretarias Municipais de Educação e Planejamento, o projeto volta a avançar. Segundo a prefeitura, os recursos originais do FNDE foram recuperados, mas será necessário complementar os valores devido à defasagem financeira acumulada ao longo dos anos.

Com o apoio do FNDE, Prefeitura de Itatiaia retoma obra de construção de escola após dez anos – Divulgação PMI
Seguindo o modelo “Espaço Educativo Urbano e Rural com seis salas de aula” do FNDE, a Escola Brasil Finlândia terá capacidade para atender até 360 alunos em dois turnos ou 180 estudantes em período integral. A proposta pedagógica prevê a integração de atividades inspiradas no sistema educacional da Finlândia, reconhecido mundialmente pela excelência em ensino e inovação.
O prefeito Kaio Márcio Rezende de Paiva destacou a importância da retomada das obras para o desenvolvimento da educação pública do município. “Esse é mais um passo rumo a uma educação pública de qualidade, que garanta um futuro melhor para nossas crianças e jovens. A população aguardava essa obra há dez anos e ficamos muito felizes em finalmente tirar esse grande projeto do papel. Seguiremos trabalhando para que a educação pública de Itatiaia seja transformada”, afirmou o prefeito.
Além da retomada da Escola Brasil Finlândia, a Prefeitura de Itatiaia segue com outras obras na rede municipal de ensino, como a reforma e ampliação do Colégio Municipal Professor Pedro de Souza Rangel, na Vila Odete; a revitalização da Escola Municipal Wagner Guimarães, no Campo Alegre; a reforma do Colégio Municipal Fernando Octávio Xavier, também em Penedo; e as ampliações dos CMEIs Maria Helena Honorato, no Nova Conquista, e Maria da Penha Conde, no Jardim Itatiaia.


