ITATIAIA
Um surto de Gastroenterite foi registrado nesta semana no município. Vários moradores e turistas buscaram atendimentos nas unidades de saúde da cidade desde o último final de semana. Eles apresentaram sintomas como diarreia, vômito, náuseas e dores abdominais. O diretor do Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, Luiz Alexandre Cabral, por meio de nota da Assessoria de Comunicação, confirmou o surto e solicitou aos moradores e visitantes que redobrem os cuidados com a higiene das mãos e dos alimentos.
Um casal de turistas, informou a equipe de reportagem do A Voz da Cidade, que durante a estada no município apresentou sintomas de vômito e diarreia. “Passamos o final de semana em Penedo. Na segunda-feira, dia 2, ainda na pousada, acordei com vômito, diarreia, febre e indisposto. Procurei o Posto de Saúde de Penedo e após rápido atendimento, o médico me aplicou na veia, remédio para enjoo e febre. Durante o atendimento, ouvi vários comentários de que estaria ocorrendo algum problema com a água e outras pessoas procuraram atendimento na unidade de saúde, após passarem mal com os mesmos sintomas que eu tive”, contou o turista do Rio de Janeiro, que pediu para não se identificar. Ele ainda disse, que ficou preocupado com a possibilidade de ter se infectado com a Covid-19. “Embora eu tenha tido informações tanto no Posto de Saúde, na Pousada e até na Farmácia, de que várias pessoas apresentaram os mesmos sintomas que eu tive, fiquei muito preocupado com a possibilidade de ser Covid-19. Tanto que fiz o teste do coronavírus para tirar a dúvida e estou aguardando o resultado”, informou o turista, que acredita na contaminação da água, já que sua namorada também teve febre e vômito na noite de segunda-feira. “Nós só tomamos agua mineral enquanto estávamos em Penedo. Mas tem a água do chuveiro, do banheiro que a gente escova os dentes e até o gelo nos restaurantes. Estou acreditando que tivemos estes problemas após utilizar a água. Todos os sintomas de água contaminada, como vômito e diarreia correspondem com os que nós apresentamos”, comentou.
Uma moradora que apenas se identificou como Flávia Silva disse que se sentiu mal na última terça-feira, dia 3. “Passei muito mal na terça-feira com dor de cabeça, vômito e diarreia. Como tenho plano de saúde fui em um hospital particular de Resende e lá fiquei sabendo que estava com alguma virose. Só hoje (quinta-feira) que estou melhorando, mas ainda continuo com dor na barriga”, contou a moradora.
INVESTIGAÇÃO DE SURTO
Na manhã desta quinta-feira, dia 5, por meio de nota enviada pela Assessoria de Comunicação da prefeitura, o médico Luiz Alexandre Cabral, um dos diretores do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, disse que está sendo investigando o surto de Gastroenterite. “Somente na manhã desta quarta-feira, dia 5, mais de 30 pessoas buscaram atendimento, no Hospital Municipal. Os moradores que procuraram a unidade hospitalar relataram sintomas de diarreia, vômito e dores abdominais”, informou o diretor.
Cabral ainda explicou que a Gastroenterite pode ser causada por diferentes agentes infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas) que afetam o estômago e o intestino. “Nesse caso, as características sugerem ser de origem viral. É importante que os moradores redobrem os cuidados com a higiene das mãos e dos alimentos”, concluiu.