ITATIAIA
O Parque Nacional do Itatiaia registrou, na madrugada de sexta-feira, dia 13, a temperatura mais baixa do ano até o momento: -5,8ºC. O dado foi divulgado pela administração da unidade e captado às 0h15min pela Estação Meteorológica localizada nas proximidades da nascente do Rio Campo Belo, na parte alta do parque.
O local do registro abriga o famoso Pico das Agulhas Negras, ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, com 2.791 metros de altitude, sendo também o quinto mais alto do Brasil. Conhecido pelas temperaturas rigorosas no inverno, o parque atrai turistas interessados em montanhismo, aventuras geladas e paisagens típicas de clima de altitude.
Com a queda intensa na temperatura, a vegetação da parte alta amanheceu coberta por uma camada de gelo. O fotógrafo André Conquista registrou o cenário, em que o solo e as plantas apareceram esbranquiçados, evidenciando o impacto do frio no bioma local. O funcionário do parque, Demilson Rodrigues, também registrou imagens da delicada camada de gelo que cobria mesas e cadeiras na área da reserva.”

Fina camada de gelo cobriu mesa e cadeiras na parte alta do parque – Demilson Rodrigues
A direção do Parque Nacional do Itatiaia orienta os visitantes a utilizarem roupas térmicas, calçados adequados e a seguirem as normas de preservação ambiental durante trilhas e demais atividades ao ar livre.
Previsão para o fim de semana
Segundo o Climatempo, o sábado será de tempo firme na maior parte do Sudeste, com possibilidade de pancadas isoladas no litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O frio segue intenso, com previsão de geada no Sul de Minas Gerais e ventos entre 40 e 50 km/h no oeste de São Paulo e de Minas. No domingo, a umidade aumenta em São Paulo, com pancadas mais fortes em regiões como Bauru, Presidente Prudente e o Vale do Ribeira. Na capital paulista, a previsão é de garoa isolada e clima ameno. Já o Espírito Santo pode ter chuva fraca no litoral, enquanto Minas e o Rio devem manter tempo firme e temperaturas baixas pela manhã.
Sobre o Parque
Criado em 14 de junho de 1937, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende (RJ), Bocaina de Minas e Itamonte (MG). É o parque nacional mais antigo do Brasil e abriga formações montanhosas, campos de altitude e nascentes de 12 bacias hidrográficas. Sua parte baixa é rica em Mata Atlântica e recebe milhares de visitantes ao longo do ano.