Itatiaia realiza segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

0

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa para bovinos, eqüinos e bubalinos começa nesta quarta-feira, dia 7. A vacinação, promovida pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, é gratuita e destinada aos pequenos produtores do município.A primeira etapa, que compreende a vacinação dos animais de todas as faixas etárias, aconteceu em maio e nessa segunda fase a imunização é destinada apenas aos animais de até dois anos de idade.
– Nessa quarta-feira daremos início a Campanha e aproveitamos para reforçar a importância da vacinação.É fundamental que todos se conscientizem que os rebanhos não podem deixar de ser vacinados – frisou o Secretário da pasta, João Alberto Avellar.
Até o dia 30, uma equipe da secretaria percorrerá as propriedades cadastradas para realizar a imunização dos animais. O produtor que desejar, também pode agendar a visita da equipe. Para isso é necessário ligar ou comparecer a Secretaria Habitação de Regularização Fundiária.
Atualmente Itatiaia conta com um rebanho de 3.553 mil animais distribuídos em 55 propriedades e nessa etapa a expectativa é vacinar 10% desse total,ou seja, que estão compreendidos na faixa etária de até 2 anos.
– Temos um cadastro na Secretaria com o nome e endereço dos produtores, porém aqueles que ainda não foram cadastrados poderão vim e se inscrever para receber a visita dos técnicos , disse o secretário
Segundo levantamento, nos últimos anos o município não registrou nenhum caso da doença, apresentado assim uma estabilidade sanitária.
O QUE É A FEBRE AFTOSA
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que atinge bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres como a capivara. Ela é transmitida pelo leite, carne e saliva do animal doente, como também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados.
A doença causa febre e aftas na boca e cascos dos animais, dificultando a alimentação e locomoção. O rebanho atingido fica com a produção de leite e carne comprometida, perdendo valor, o que causa prejuízos econômicos e sociais ao município e ao produtor.

Deixe um Comentário