ITATIAIA
O superintendente do Hospital Municipal Doutor Manoel Martins de Barros, Daniel Passeri, anunciou nesta segunda-feira, dia 13, que foi realizada a primeira cirurgia por vidolaparoscopia no município. No domingo, dia 12, quatros pacientes realizaram as cirurgias, dois de hérnia e duas colecistectomias (vesícula). Os procedimentos, não eram oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Segundo o superintendente, as operações começaram às 8 horas e transcorreram normalmente.
De acordo com Daniel Passeri a cirurgia por videolaparoscopia pode servir como exame de diagnóstico, biópsia ou então ser utilizada como técnica cirúrgica para o tratamento de uma determinada doença. Ele destacou que cirurgia traz inúmeras vantagens em relação à operação convencional.
O diretor Médico da unidade hospitalar, Fabrício Souza, informa que a cirurgia por videolaparoscopia representa menos dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos, recuperação mais rápida do paciente, menor permanência hospitalar e menores riscos de infecções. Ele afirma que o procedimento cirúrgico facilita a vida do paciente e significa qualidade no atendimento aos munícipes.
O secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha, lembra que, para que as cirurgias desse domingo acontecessem, foi necessário todo um planejamento anterior, com investimentos em novos aparelhos de anestesia e sistema de monitorização. Além disso, ocorreram reformas e ampliações nas dependências do Hospital, como os seis novos leitos cirúrgicos que foram preparados, o que proporciona uma enorme diferença na dinâmica das cirurgias. “O enxoval que chegou foi muito importante para que estas cirurgias pudessem ser feitas. Ele é todo desinfectado, com higienização perfeita, com campos cirúrgicos de qualidade, enfim, com condições ideais para uma cirurgia segura. Todo o procedimento é gravado e o paciente pode mostrar ao seu médico como a cirurgia foi feita, o que permite ao profissional uma avaliação mais precisa do quadro clínico. Os investimentos prosseguem e neste final de mês, início do próximo, chegam novos focos cirúrgicos”, informa Saldanha.
O prefeito Irineu Nogueira falou sobre a importância dos procedimentos realizados no município. Ele ressaltou que a cirurgia por videolaparoscopia, que passa a ser disponibilizada pelo SUS no município, representa benefícios para os munícipes. “Estamos investindo na saúde, buscando oferecer qualidade aos moradores. Esta é uma conquista importante para a nossa cidade”, afirma o chefe do Executivo.