ITATIAIA
A Prefeitura de Itatiaia está promovendo, ao longo de maio, uma série de ações da campanha Maio Laranja, que alerta para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa é fruto da parceria entre as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Educação, com foco na mobilização e conscientização da comunidade escolar.
Durante todo o mês, profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) estão realizando palestras em escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é sensibilizar alunos, pais e responsáveis sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.
A campanha nacional “Faça Bonito – Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” já passou por sete unidades de ensino e pelo Centro de Prevenção e Atendimento ao Educando de Itatiaia (CEPRAE-I). A programação inclui apresentações educativas, rodas de conversa e distribuição de materiais informativos.
“A luta contra o abuso e a exploração sexual é fundamental para os direitos humanos e o desenvolvimento saudável da infância. Toda a comunidade escolar precisa estar envolvida nas ações de prevenção”, destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Erika Menegatti.

Campanha ‘Maio Laranja’ envolve alunos, pais e servidores municipais – Divulgação PMI
Até o fim do mês, outras cinco unidades receberão a campanha. A Creche Municipal Professora Celina Alves (13 de maio), seguido da Escola Municipal Benedito Barbosa da Silva (14 de maio), da Creche Municipal Sandra Maria Ferreira Cotrim (21 de maio), do Colégio Municipal Wagner Guimarães (27 de maio) e do Centro Municipal de Educação Infantil Neli Pereira da Silva (28 de maio). Outras escolas como o Colégio Municipal Padre José Wyrwinsk, o C.M.E.I. Helena Honorato e o CEPRAE-I já participaram da iniciativa.
A secretária de Educação, Gizeli Carvalho, ressaltou que o Maio Laranja é uma campanha que deve ser abraçada por todos. “Tratar esse tema com a comunidade escolar é essencial para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, afirmou Gizeli.
Outras ações
Além da programação nas escolas, a mobilização do “Maio Laranja” prevê ainda ações como uma capacitação interna para os servidores técnicos da Prefeitura municipal de itatiaa, no dia 14 de maio. A atividade contará com palestra e roda de conversa que será realizada pela psicóloga do Creas de Itatiaia e profissionais do Ministério Público.
Já no dia 21 de maio, acontece uma ação de panfletagem na Barreira Fiscal, próximo ao bairro Nhangapi, Centro, Penedo e Maringá. A ação visa dar visibilidade à causa e contará com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.