Itatiaia promove palestra sobre a febre amarela no CRAS de Penedo nesta quarta-feira

0

ITATIAIA

A Secretaria de Saúde de Itatiaia realiza nesta quarta-feira, dia 9, a palestra sobre a febre amarela no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Penedo. O encontro aberto ao público começa às 14 horas, na Rua do Médico, nº 30, com a palestrante Mirian Louzada, agente de combate a endemias e responsável pelo trabalho de Educação em Saúde, do Setor de Vigilância Ambiental no município.

O bairro é o principal local onde surgiram os casos de pessoas infectadas pela doença em Itatiaia. Pelo balanço do governo municipal, três homens na faixa etária entre 19 e 58 anos, moradores das localidades África I e II e a Fazendinha deram entrada no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia. Todos eles, por opção, não teriam se vacinado contra a febre amarela durante a campanha realizada pela rede pública.

Para auxiliar os moradores a compreender como ocorre o contágio da doença, seus sintomas e a forma de prevenção que é através da vacina, as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde organizam a palestra em Penedo.

De acordo com o último levantamento realizado pelo setor de imunização de Itatiaia, um total de 24.884 pessoas receberam a dose da vacina em toda cidade – o equivalente a 95,8% da meta total de 26 mil moradores. Em Penedo, da expectativa de 6 mil pessoas a serem imunizadas já conta com o total de 5.723 cidadãos vacinados – 95,3% de pacientes.

PACIENTES LIBERADOS

Segundo dados do governo de Itatiaia, ao menos dois dos três pacientes diagnosticados com a febre amarela tiveram alta médica recentemente. São eles o paciente de 56 anos que estava internado no Hospital Municipal e o outro é o jovem de 19 anos, que era tratado como caso suspeito foi confirmado e foi liberado após receber atendimento no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. Portanto, segue em tratamento apenas o paciente de 58 anos, morador do África I, que permanece em São Gonçalo com quadro grave, porém estável.

Deixe um Comentário