Itatiaia poderá realizar campanha de esterilização de cães e gatos

0

O município poderá ter uma unidade do ‘Castramóvel’, veículo equipado com um centro cirúrgico com capacidade de realizar cirurgias de castração de cães e gatos. A reivindicação foi feita pelo vereador Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira (MDB).
Segundo o vereador, a proposta visa evitar o crescimento desenfreado da população de cães gatos nas ruas da cidade e educar os tutores em relação às suas responsabilidades com os animais. “A medida visa que a administração municipal realize campanha de esterilização em massa das fêmeas, levando até as comunidades mais carentes, um ônibus, conhecido como o ‘Castramóvel’, um veículo especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para o atendimento pós-operatório dos animais”, explicou o parlamentar, ressaltando que o objetivo das castrações é reduzir o número de animais abandonados vítimas de crias indesejadas e sem controle no município. “Além disso, com a esterilização dos cães e gatos haverá redução na ocorrência de tumores de mama, testículo, piometra (infecção de útero) e tumores venéreos (TVT, transmitidos através da cópula entre os animais). O intuito é também sensibilizar os responsáveis pelos animais sobre a importância da cirurgia de castração”, destacou o parlamentar.
As operações do ‘Castramóvel’ devem ser feitas por médicos veterinários devidamente habilitados. “Realizando as cirurgias na própria comunidade, facilita a adesão dos tutores que não tem meio de transportar seus cães e gatos até outro local. Outro fato importante é que, utilizando o ‘Castramóvel’ o animal é imediatamente entregue ao seu tutor após o procedimento cirúrgico, desonerando o município do alojamento necessário no pós-operatório”, argumentou Dudu Pereira.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !