Itatiaia pode ganhar um Centro de Atendimento ao Diabético

0

ITAITIAIA

O Plenário aprovou, recentemente, uma Indicação Legislativa do vereador Alexandre Campos, o Tim Campos (Solidariedade) que sugere ao Executivo Municipal a criação de um Centro de Atendimento ao Diabético no município. A proposta visa proporcionar atendimento multidisciplinar e democratizar o acesso ao tratamento das pessoas portadoras do diabetes. A mensagem foi aprovada e oficializada ao prefeito Irineu Nogueira.

Segundo o vereador Tim Campos, a propositura tem o objetivo da criação do Centro de Atendimento de Diabéticos no município, com uma sede própria para atender três mil pessoas. Ao justificar a indicação, o parlamentar afirmou que o programa tem a intenção de melhorar o atendimento oferecido a pacientes portadores de diabetes e reforçar o acompanhamento preventivo, evitando as complicações decorrentes da doença. “Os diabéticos terão mais conforto no atendimento em um local com acessibilidade, numa área central do município. Além disso, os pacientes terão um acompanhamento com profissionais especializados, ofertando mais qualidade no atendimento. A ideia, como já ocorre em outras cidades brasileiras, é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos diabéticos de Itatiaia, ajudando-os a tratar os diversos problemas decorrentes da doença, minimizando efeitos e reduzindo o número de internações”, explicou o vereador.

Tim Campos ainda disse que o Centro irá atender, os casos mais graves de diabetes tipo 1, principalmente pacientes de difícil controle, que se encontraram com a doença descompensada. “Teríamos uma equipe multiprofissional, com médicos endocrinologistas, cirurgião vascular, cardiologista, nutricionista, enfermeira, assistente social e psicóloga. O serviço irá oferecer consultas médicas e nutricionistas, avaliar as feridas e encaminhar os pacientes aos oftalmologistas para realização do exame de fundo de olho”, revelou;

DIABETES

De acordo com o Ministério da Saúde, o Diabetes Mellitus é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

Deixe um Comentário