Itatiaia pode ganhar Programa de qualificação profissional

0

O município poderá ganhar um programa de qualificação profissional para o mercado hoteleiro. Preocupado com a melhoria do atendimento do turista que visita o município, o vereador Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos (PSD), defendeu na Câmara de Vereadores que o Poder Executivo firme uma parceria com instituições de ensino para promover a capacitação dos munícipes para o setor. A indicação de n.º 849/2017 foi aprovada por unanimidade pelo plenário e encaminhada para apreciação do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB).

Tim Campos justifica o pedido lembrando que a qualificação profissional visa oferecer uma prestação de serviços mais adequada ao turista que visita a cidade. “Promover a qualificação, capacitação e aperfeiçoamento dos nossos munícipes no setor hoteleiro é de suma importância. Nos últimos anos, o Brasil vem sendo palco de grandes eventos esportivos, o que alavancou a exposição do País mundialmente e aqueceu o mercado de turismo e hotelaria. Esse favorável cenário impacta positivamente no mercado de trabalho, já que o setor busca por mão de obra qualificada para atender a demanda de visitantes. Em um universo cada vez mais competitivo, a profissão exige amplos conhecimentos, como fluência na língua inglesa, técnicas de atendimentos e uma boa dose de habilidades com as novas tecnologias. Com isso, vem a importância de estarmos buscando parceria para qualificação de nossos munícipes”, argumentou o vereador.

Ele destaca ainda, que é grande o número de turista que visita a cidade por conta do Parque Nacional do Itatiaia. “Criado em 14 de Junho de 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é um dos principais pontos turísticos de nossa cidade, trazendo inúmeros turistas anualmente para visitar e se hospedarem em nossa região, com isso a qualificação dos nossos munícipes para melhor atendê-los e recebê-los é essencial”, disse o parlamentar, acrescentando que a inserção de jovens no programa de qualificação é indispensável. “Além de todos os benefícios visando a melhoria do turismo em nossa cidade, a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho é um excelente instrumento para afastá-los da trajetória de crimes e drogas”, completa.

Ações de cidadania nos bairros

Na indicação n.º 792/2017, o vereador Tim Campos, pede que a administração municipal realize um estudo para que seja feita ações de cidadania nos bairros do município. Ele ressalta que cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis e em tempos de crise econômica e política é necessário estimular os jovens.

“Saber viver em comunidade não é fácil. Pelo contrário, é um aprendizado constante. Em tempos de crise econômica, de água, de energia e outros recursos, como as pessoas podem se doar e ter boas ações e cobrar atitudes conscientes umas das outras sem implicar desavenças, brigas ou desrespeito? Muitas delas estão mexidas com o rumo e o momento delicado do país, o que as têm atrapalhado, seja na falta de motivação, descrédito, insegurança ou receio. Ao mesmo tempo, nessas horas, é preciso aflorar sentimentos de superação, união, contribuição, compromisso com o outro, respeito e cuidado com o mundo à sua volta”, destacou o parlamentar.