Uma reunião por videoconferência aconteceu ontem entre o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Ricardo Marques e o Embaixador da Finlândia, João Johannes Leinonen e com a Assessora do Consulado no Rio de Janeiro, Taru Juuurikm. O objetivo é estabelecer um acordo de cooperação entre Itatiaia e uma das cidades da Finlândia, possivelmente a Porvoo, com interesses e particularidades para o desenvolvimento do município.
“Itatiaia poderá criar relações e mecanismos protocolares, especialmente econômicos e culturais através dos quais, cidades de áreas geográficas estabelecem laços de cooperação. Penedo foi colonizado por finlandeses, portanto, sendo no Brasil, um eixo marcante e histórico das relação entre Brasil e Finlândia”, explicou José Ricardo.
Na videoconferência foram debatidos além do turismo, a mineração, tecnologia, biotecnologia e a educação.
Serão elaborados estudos para buscar uma cidade na Finlândia com maior identificação com Itatiaia. “A cidade de Porvoo, foi sugerida pelo Embaixador. Porvoo é uma cidade bilíngue de aproximadamente 50 mil habitantes situada na costa sul da Finlândia, sendo a segunda mais antiga do país”, disse o secretário, completando que a ideia é fazer da cidade uma porta de entrada de relações entre o Brasil e Finlândia.
O secretário aposta em uma transformação no desenvolvimento econômico e social da cidade e uma oportunidade de fazer a cidade um modelo de educação.