Itatiaia planeja vacinar menores de 18 anos com comorbidades a partir do próximo mês

0

SUL FLUMINENSE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já autorizou a vacinação de maiores de 12 anos com as doses da Pfizer. No entanto, na região apenas um município apresentou um planejamento para aplicação dessas doses em menores de 18 anos com comorbidades. No Estado do Rio de Janeiro, a única cidade que já anunciou a imunização desses adolescentes foi Niterói.

A Prefeitura de Niterói anunciou a imunização dos adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos na última quarta-feira, dia 21. Serão imunizados também quem tiver deficiência permanente listadas no Plano Nacional de Imunização. Em Itatiaia, segundo a prefeitura, o plano é começar a imunizar os jovens de 17 anos no dia 18 de agosto, finalizando no dia 23 do mesmo mês com os pré-adolescentes de 12 anos.

O A VOZ DA CIDADE levou o questionamento também as prefeituras de Barra Mansa, Volta Redonda, Porto Real, Quatis e Resende. Nenhuma apontou um planejamento para o início da vacinação contra Covid-19 deste grupo.

Em Volta Redonda, o coordenador de Vigilância em Saúde, Carlos Vasconcelos, destacou que o município seguirá vacinando por faixa etária decrescente. Assim como Barra Mansa e Resende, que destacou que vacinará primeiro todo o público acima de 18 anos.  Já Quatis ressaltou que vacinará o público menor de 18 anos caso receba a orientação em nota do Ministério da Saúde. Porto Real não respondeu até a publicação dessa reportagem.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já indicou ser favorável à imunização do grupo, mas criticou estados que estão estabelecendo medidas de aplicar doses em adolescentes sem que isso tenha passado pelo plano nacional de vacinação.

Autorização da Anvisa

A Anvisa autorizou a aplicação da Pfizer para maiores de 12 anos em junho, sendo a única com o aval no país. A CoronaVac, já teve o uso aprovado para a população entre 3 e 17 anos na China e para adolescentes entre 12 e 17 anos na Indonésia. Agora, o Instituto Butantan, parceiro da Sinovac no Brasil, aguarda a chegada de dados da Ásia para pedir à Anvisa a autorização para aplicar o imunizante em menores de 18 anos.

Deixe um Comentário