ITATIAIA/RESENDE
Os municípios de Itatiaia e Resende participam neste sábado, dia 8, do Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com estados e prefeituras de todo o país. O objetivo é reforçar as medidas de prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, especialmente com a chegada do período de temperaturas mais elevadas, que favorece a reprodução do vetor.
Em Itatiaia, as ações estarão concentradas na parte baixa do bairro Nova Conquista, considerado área de maior risco, identificado pelo monitoramento com ovitrampas, armadilhas utilizadas para detectar a presença do mosquito. A mobilização acontecerá das 8 horas ao meio-dia, com a participação dos agentes de combate às endemias, que farão visitas domiciliares para eliminar criadouros e orientar os moradores sobre os cuidados necessários.

Equipe do CCZ estará na Feira de Resende panfletando materiais educativos, demonstração das fases do mosquito – Divulgação PMR
Durante as visitas, os agentes verificarão locais como garrafas, pneus, vasos de plantas, calhas e caixas d’água abertas, principais pontos de acúmulo de água parada.
A secretária de Saúde de Itatiaia, Giane Gioia, ressaltou a importância da colaboração da população. “É fundamental que os moradores recebam os agentes devidamente identificados. Mas, além disso, cada cidadão pode contribuir dedicando apenas dez minutos por semana para inspecionar locais com risco de acúmulo de água. Essa simples atitude ajuda a quebrar o ciclo do mosquito e proteger a saúde de todos”, disse a secretária.
Já em Resende, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, realiza mobilização na Feira Livre do Rodão, na Cidade Alegria, a partir das 9 horas. A iniciativa contará com distribuição de materiais educativos, demonstração das fases de desenvolvimento do mosquito e observação em microscópio. O público também receberá um checklist com orientações para realizar uma ronda semanal de 10 minutos em casa, evitando o surgimento de focos.